quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Entrei na fila

E também, possivelmente pelo cano.
Adquiri um novo celular da TIM em outubro de 2007. Um brilhante Moto Q GSM. A princípio tudo funcionava muito bem. Contudo, com menos de 2 meses de uso, o bluetooth deixou de funcionar. Contrariado, dirigi-me a loja TIM onde havia comprado o aparelho. Lá me orientaram que eu deveria procurar a assistência técnica local para efetuar reparos "em garantia".
Mesmo achando que na verdade pelo custo, pelo plano e pela curto período em funcionamento talvez eu merecesse sair de lá com um nôvo aparelho igual ao anterior, cumpri a orientação da atendente.
Na assistência técnica, após esperar cerca de 20 minutos em fila para ser atendido, me deram um prazo de 15 dias para reparar o equipamento.
Terminado este período de espera (minha sorte é que possuo outro celular de reserva), de fato o aparelho me foi entregue com o bluetooth funcionando. Haviam trocado a "placa" do aparelho. Na oportunidade não sabia e nem tinha tempo hábil de verificar o que aconteceria a partir de então.
Por alguma razão, com alguns dias de uso do aparelho já "consertado", passei a experimentar outro tipo de problema que antes não havia: o aparelho desligava espontaneamente e reinicializava. Bastava que eu o colocasse - mesmo que gentilmente - sobre qualquer superfície para que tudo se repetisse.
Minha revolta é grande. Um smartphone de alto custo, comportando-se como uma máquina infernal com apenas 2 meses de uso e eu ainda mereço este tipo de conduta por parte da TIM (que vende o produto) e da assistência técnica (que diz que o conserta)?
O que diz o código do consumidor a respeito?
Por favor, ajudem-me a entender esta situação.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não me parece que o problema seja realmente da Tim. Está mais relacionado com o aparelho que você escolheu, na boa: o Moto Q é uma b...

Escolhe coisa melhor. Quer uma dica? Motorola V8, A1200E ou Nokia N95.

Se precisar de uma smartphone mais convecional Treo 750. E tenho dito...

Francisco Rocha Junior disse...

Barreto, procure novamente a TIM e peça nova troca do aparelho; independentemente disso, vá à ouvidoria da empresa. Eles têm um setor encarregado de resolver estes problemas e com certeza darão um jeito na situação.

Francisco Rocha Junior disse...

Das 13:34hs, o que você me diz do Blackberry?

Carlos Barretto  disse...

Anônimo das 1:34.
Vc parece ter razão. Estou sendo levado a acreditar nisso mesmo que vc disse.
Com Windows Mobile, o HTC parece ser melhor possuindo inclusive conectividade WiFi que o Moto Q não possui.

Carlos Barretto  disse...

Francisco
Esta é precisamente minha dúvida.
Orientado pela autorizada da Motorola em Belém - Celular Service - que tem aliás um péssimo atendimento, entrei em contato com o suporte da Motorola através de e-mail e até o momento eles tem respondido prontamente meus questionamentos. Solicitaram o número da nota fiscal e o número das duas Ordens de Serviço executadas pela Celular Service. Prometeram analisar minha situação hoje e encaminhar seu posicionamento.
Estou no aguardo.
Minha dúvida quanto a ouvidoria da Tim, foi a postura de seu funcionário de bate-e-pronto me encaminhando a assistência técnica para "reparos em garantia". A Tim, que é operadora de telefonia e não fabricante do aparelho, mas que no frigir dos ovos foi quem vendeu o produto, tem responsabilidade legal em repô-lo no caso em questão?

Francisco Rocha Junior disse...

Havendo assistência técnica na cidade, Barretto, o normal é encaminhar-lhe o assunto.
Mas a operadora, na qualidade de fornecedora de um bem de consumo durável, tem responsabilidade solidária com a fabricante ou importadora.
Terá ela que sanar o defeito em até 30 dias ou, à tua escolha, substituir o aparelho por outro igual e em perfeito estado, restituir-te o que por ele pagaste ou abater o preço, em caráter promocional.
Abs.

Carlos Barretto  disse...

Obrigado, Francisco.
Sua opinião esclareceu tudo. De qualquer maneira, já estou atuando em 2 frentes. Vou agora acionar a terceira, procurando a ouvidoria da Tim, conforme vc recomenda.
Espero que sinceramente outros leitores estejam acompanhando este post, para assim entenderem como preceder em casos semelhantes.
Abs

Carlos Barretto  disse...

Anônimo da 1:34
Verificando a literatura existente sobre suas sugestões, pude constatar o seguinte.
Talvez para mim fosse conveniente o Treo 750. Certamente devo concordar com vc que ele substituiria com louvor o Moto Q GSM. Bem mais do que o HTC que cheguei a citar em comentário anterior. Além disso, parece ter também um bom preço.
Boa sugestão portanto.

Já quanto ao Razr V8 da Motorola, não o indicaria para pessoas que tem minhas necessidades corporativas, digamos.
Motivo: para sincronizar com o Outlook (que é o software PIM que utilizo no computador), há necessidade de adquirir e UTILIZAR o terrível Mobile Phone Tools da Motorola.
Eu e boa parte dos comentaristas do assunto na internet, relatam pesadelos com este malfadado software.
Sendo assim, do V8, tô fora!
Abs e obrigado pela bem vinda opinião.

Val-André Mutran  disse...

Seu relato é a constatação do desprezo e qualquer comprimisso que haja no balcão de negócios de celulares & Cia.

Carlos Barretto  disse...

Sim. Muito embora estivesse acompanhando estes problemas à distância por um longo e proveitoso período (em que meus celulares não falhavam), foi a primeira vez que pude experimentar a sensação de estar sendo lesado de maneira escancarada.
Vejamos o desenrolar dos fatos para ver se o final vai ser feliz ou terrível.
Abs

Anônimo disse...

eaai.
euu ja tive alguns celulares da motorola e enfim tava com o V8 e eu nao sugiro ele para ninguem, pois o meu está cheio de prblemas e ainda mais a tinta está descascando e ele ta um lixo