quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Assédio Judicial

É assim que está sendo chamado o ataque que a Igreja Universal do Reino de Deus, do pastor Edir Macedo, dono da TV Record, desfere à Folha de São Paulo e a diversas mídias e jornalistas que publicaram reportagens a respeito dos 30 anos da organização e de seus braços econômicos e políticos.

A IURD, na pessoa de seus fiéis, vem ajuizando sistematicamente ações de indenização por danos morais contra os meios de comunicação, alegando prejuízos à imagem da Igreja e de si próprios. Até ontem haviam sido aforadas 96 ações judiciais, nos mais diversos locais do Brasil, e na grande maioria em Juizados Especiais. Como o procedimento destes órgãos judiciários impõe a apresentação de defesa em audiência, onde devem estar presentes prepostos e advogados dos litigantes, fica praticamente impossível às empresas de comunicação se defenderem a contento, em especial porque os processos por vezes tramitam nos mais afastados rincões do Brasil.

Além das ações já em curso, a IURD vem emitindo recados nos telejornais da Record, afirmando que a Universal possui mais de 5.000 templos espalhados pelo país.

A respeito do assunto, o Estadão publicou um editorial com duros ataques ao presidente Lula, a quem o jornal paulista acusa de omissão no caso - como se Lula pudesse modificar a legislação processual em vigor no Brasil.

A guerra da mídia contra o governo federal toma dimensões jamais vistas. Não me lembro de tantos ataques e de tamanha virulência contra um governo, como os que vêm sendo desferidos contra o governo federal. Talvez somente a campanha de Carlos Lacerda contra Getúlio Vargas tenha sido de tal monta.

É evidente que o governo federal merece muitas das críticas que a imprensa lhe faz. Eu mesmo concordo com muitas delas e já as corroborei aqui no blog. Mas, francamente, há muita forçação de barra em vários outros dos argumentos apresentados pelos veículos de comunicação. O editorial do Estadão me parece claramente uma delas.

9 comentários:

Anônimo disse...

Um assédio jornalístico, portanto.

Francisco Rocha Junior disse...

Assédio universal-jornalístico-judicial. Assunto digno de uma tese.

Francisco Rocha Junior disse...

Tadeu,
Concordo com quase todo teu comentário. Mas a última frase dele é impublicável: materializa injúria. Perdoe-me.
Se quiser, renove-o sem o P.S., ok?
Abs.

Anônimo disse...

Francisco ,
Materializa injúria não entendí?
a frase onde eu menciono um crime que igreja católica vêm cometendo historicamente que a toda hora aparece na imprensa e em seguida , misteriosamente ; como bem cabe as coisas religiosas ; some e onde sugiro que seria matéria farta pra boas e profundas reportagens investigativas botando o dedo numa ferida que hipòcritamente teima em sangrar nas cúrias cá e acolá???
Injúria ??? eu hein??
Abraços azulinos
Tadeu

Anônimo disse...

Agora me lembrei da grosseria do PS , é vero não tinha cabimento ser feito da maneira que foi e materializa , sim senhor vc tá certo , injúria.
Mea culpa.
Abração
Tadeu
Deleta meu comentário aí de cima porque não faz nenhum sentido.

Francisco Rocha Junior disse...

Tadeu,
Teu comentário sobre a Igreja Católica está perfeito, e com ele eu concordo plenamente - tanto que está sendo publicado.
O problema foi a última frase do comentário anterior, exclusivamente sobre a Igreja Universal. Essa era a impublicável.
Problema superado, comment publicado.
Saudações azulinas.
Abração.

Francisco Rocha Junior disse...

Tadeu, teu comentário sobre a Igreja Católica é muito pertinente. Por isso, gostaria de mantê-lo, até para que outros leitores do blog entendam o que rolou - salvo se expressamente mantiveres tua solicitação de apagá-lo.
Abs.

Anônimo disse...

Pode publicar com certeza , só que quem for ler vai ter que ser meio especialista em Stanislaw , porque com os comentários virou um sambão .rsrsrsrs
Abração
Tadeu
Domingão , aqui embaixo estaremos em lados opostos da arquibancada , se não me falha a memória.

Francisco Rocha Junior disse...

Acho que não, Tadeu. Estaremos do mesmo lado: o alvinegro. E "créu" nos urubus!