quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Tragédia anunciada

O que ninguém queria aconteceu. No início da tarde, saiu a seguinte notícia na Redação OnLine das ORM:

A Polícia Civil está investigando um assalto seguido de morte ocorrido no bairro da Cremação, na manhã desta quarta-feira(27). Haroldo Luís Pereira Moreira, de aproximadamente 50 anos, foi a vítima mas a polícia ainda está apurando as circunstâncias do crime.

Segundo as primeiras informações divulgadas pela Polícia Civil, o assalto ocorreu por volta das 8h30 da manhã. Quatro bandidos praticaram o crime, mas não se sabe ainda se a vítima foi assassinada por ter reagido.

Durante a ação, o homem foi ferido à bala e levado às pressas para o Pronto Socorro do Guamá, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no final da manhã.

Haroldo Luís Pereira Moreira era cunhado de Tuca Carepa, um dos irmãos da Governadora Ana Júlia Carepa.

A Polícia já identificou os quatro assaltantes e faz buscas na área para tentar localizá-los.

Quando se fala na crescente insegurança pública do Estado, neste ou em qualquer outro blog, sempre aparece um comentarista dizendo que a situação só mudará se um familiar de gestor público ou parlamentar for vítima da violência que consome o cidadão comum. Com esta tragédia, não falta mais nada.

Em reunião realizada há 2 semanas com todo seu secretariado, a governadora Ana Júlia solicitou planos de contenção de gastos de todos os auxiliares. O único isentado foi o secretário Geraldo Araújo, da Segurança Pública. Falta, agora, a ação; o orçamento, ao que parece, vai existir.

O plano de segurança falha, porém, pela falta de medidas complementares. Afinal, educação, combate à pobreza, geração de emprego e renda, acesso à cultura e ações de cidadania serão atingidos pelo cutelo palaciano. E, por mais que a galera do prende-e-arrebenta não creia, nenhuma política de segurança pública será efetiva se só se ativer à repressão do crime.

No plano pessoal, solidarizo-me na dor do Tuca, figura humana querida e de uma simpatia que poucos possuem, e de sua família.

7 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Também me solidarizo com a família da vítima e assino embaixo de todos os comentários. A fórmula da criminalidade e a receita para reaver segurança são velhas, batidas, repisadas e óbvias. Mesmo assim, as pessoas insistem em negá-las. Acima de tudo, os governos insistem em ignorá-las. Quem paga a conta, também é óbvio. Hoje foi o Tuca. Amanhã...

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice, desculpe-me: corrigi o "post" em sua parte final. Na forma como antes redigido, poderia fazer pensar que a vítima do assalto teria sido o Tuca, e não seu cunhado.

Unknown disse...

Iem, Francisco.
Conheci o Haroldo, primo da Jane Duboc.

Itajaí disse...

Mais uma tragédia inscrita no maçudo livro da violência em Belém. Todos os dias leio o Caderno Polícia do Diário do Pará e constato pelas fotos das dezenas de ladrões, assaltantes e homicidas a raíz da violência em nosso estado: todos pobres, todos pretos, ou quase brancos, quase pretos, como bem distinguiram Gil e Caetano num dos muitos clássicos que assinaram na MPB - a música Haiti.
Belém é uma cidade que conforma um arquipélago de injustiça social ao modo haitiano. E como exemplo da gravidade do estado quase endêmico de nossa violência, verificamos que ela se desloca pelo tecido social tanto vertical quanto horizontalmente. São vitimizados ricos, remediados, mas, principalmente, trabalhador pobre e jovem.
Chega. É momento do governo ter um plano exemplar de enfrentamento do problema, no campo e na cidade, colimando políticas e não dispersando ações de secretarias, que com o passar do tempo se demonstram socialmente inefetivas, embora fortemente narcísicas.
Se assim não procedermos, se assim não agir a governadora Ana Júlia e seu estado maior, continuaremos a pedir paz, mas, dela, só usufruirão os mortos.

Anônimo disse...

É tudo muito lastimável. Quando garoto, conheci toda a sua família e fui muito amigo de suas irmãs, principalmente da (iza)Mara e da (Ira)Cema, todos moradores da Arcipreste Manoel Theodoro. Para quem não sabe, Haroldo era filho do seu Hamilton Moreira, que foi dono da Saudosa Maloca, que tinha réplica em menor tamanho no quintal de sua casa. Todos, gente boa.
Precisamos dá um basta nesta violência, mas não depende só de governo, a ação tem de ser de compromisso de toda a sociedade.

Antonio carlos de andrade Monteiro

e+ meus sentimentos a toda a família enlutada.

Jardineiro disse...

Bom eu me solidarizo com a familia da vitima, conheço as irmas da vitima e seus sobrinhos, é vergonhoso como uma vida é tirada tao brutalmente...,

eustaquio bode disse...

Governo de MERDA esse do Pará. Tudo continua igual, não se tem policia mas se tem muito blá-blá. Cadê os presos? Cadê o assassino? Já foi julgado? Governo de MERDA esse do Pará!!!!