Na última semana, 5 posts foram lançados neste blog a respeito da escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Nestes, houve 27 comentários.
Talvez seja a comprovação de que nunca na história deste Estado uma eleição para o desembargo foi acompanhada tão de perto pela opinião pública e que os magistrados nunca estiveram tanto sob vigilância da sociedade.
2 comentários:
Eu ia escrever uma postagem exatamente nesse sentido, Francisco, mas achei que já tinha dado atenção demais ao assunto. Nenhuma crítica, claro. Apenas declinei.
No entanto, realmente chama bastante a atenção esse interesse todo em torno do assunto que, antes, ficava restrito ao mundo jurídico.
Pelo visto, as questões jurídicas, judiciárias e institucionais estão cada vez mais presentes na vida do cidadão comum, o que é bom. Talvez seja o primeiro passo para as cobranças, sem as quais não há mudanças.
Estamos de pleno acordo então, professor.
A nota triste é que esta preocupação crescente que descreves talvez não nasça de um aumento no sentimento de cidadania do brasileiro, e sim da espetacularização midiática (socorro, Madame Natascha!) das atividades judiciárias ou, ainda, da maior evidência da falibilidade dos magistrados.
Porém, de uma ou de outra forma, é realmente bom que as pessoas passem a acompanhar mais de perto a quantas anda o Poder Judiciário.
Boa semana pra ti, pra Polyana e pra Júlia.
Postar um comentário