segunda-feira, 14 de abril de 2008

Aperta ou solta?

Definitivamente está em pauta a chamada moderação de comentários nos blogs. Em pelo menos 2 artigos, o Observatório de Imprensa abre espaço para o debate em torno do assunto.
Em Quem vigia os vigilantes dos vigilantes, André Deak conclui:

(...) A solução contra os baderneiros da rede não precisa vir do controle sobre a participação, mas justamente do outro lado: mais participação. Se o leitor vigia o jornalista, quem vigia o leitor? Os vigilantes dos vigilantes serão vigiados por outros vigilantes: nós mesmos, os cidadãos. Inclusive nós, os jornalistas...

Em
Os limites da participação do público na produção colaborativa online, Carlos Castilho sugere:

(...) Para início de conversa, nesta questão não existe um lado bom e outro mau. O blog superliberal, não necessariamente é o good guy da polêmica, e o que impõe regras, o bad boy. A questão é muito mais complexa do que esta divisão em apenas dois lados. Não dá também para debater a questão da liberdade dos comentários sem examinar primeiro o contexto em que ela está situada (...)

Vale a pena ler os textos que contribuem para a preparação de blogueiros e comentaristas para a nova onda de baixarias, que certamente vai voltar à blogosfera, em novo feroz período eleitoral.