quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Figuras de linguagem

Eufemismo, segundo o minidicionário Caudas Aulete (RJ: Nova Fronteira, 2004), é uma figura de linguagem que consiste na "substituição de palavra ou expressão de sentido grosseiro, indecente ou desagradável por outra de sentido mais leve e conveniente".

O Repórter 70 de O Liberal pratica um belo eufemismo na seguinte nota:

Encruzilhada

Após a eleição de Cezar Colares para o TCM e a ascensão de Bira Barbosa a um assento na Assembléia Legislativa, a grande dúvida é qual será a postura que o novo deputado irá assumir: oposição ferrenha ao governo ou filiação ao G-10, assumindo o lugar de seu antecessor que, na verdade, nunca foi oposição. Uma coisa é certa, segundo observadores experientes da cena política local: com Júnior Hage (PTB) – um deputado bem mais maleável – na presidência da Comissão de Finanças, também no lugar de Colares, o governo tem a esperança de destravar a pauta da comissão, hoje congestionada com mais de 90 projetos ainda sem parecer.

Desde quando quem tranca pauta e não emite pareceres no tempo regimental é menos maleável, cara pálida?

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia, Francisco:

maleável, cordial, leal (a quê?), confiável (para quê e para quem?), são qualificativos que não têm, no vocabulário político, a menor relação com as definições de Mestre Aurélio.

Mais do que licenças poéticas são indecências concretas.

Um abraço. Cordial...segundo definição do Mestre Aurélio.