Ontem, a Procuradoria-Geral da República protocolou junto ao Supremo Tribunal Federal novo parecer sobre o caso Cesare Battisti, cujo processo de extradição ainda tramita.
Antônio Fernando de Souza, o procurador-geral, opina pela extinção do processo sem julgamento de mérito, por perda de seu objeto, já que o ministro da Justiça já decidiu pela concessão do asilo político.
No entanto, ponderou o procurador-geral que mantém seu parecer anterior, de procedência do pedido de extradição feito pela República Italiana, caso o Supremo entenda que o julgamento do mérito ainda é possível.
O Ministério Público Federal foi novamente acionada para opinar sobre o caso, por despacho do ministro Gilmar Mendes, presidente da Suprema Corte. O julgamento deverá ocorrer, provavelmente, no primeiro semestre deste ano. O Tribunal está de recesso até o próximo 01 de fevereiro.
2 comentários:
o Estadão está discutindo o caso na matéria http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,italia-convoca-embaixador-no-brasil-de-volta-apos-caso-battisti,313573,0.htm
Obrigado, Ana Lúcia.
Vou dar uma olhada por lá e depois, quem sabe, volto ao assunto aqui.
Seja sempre bem-vinda.
Postar um comentário