sábado, 11 de julho de 2009

Histórias do Murubira 2: a descoberta

Em 28 de abril deste ano, contamos uma historinha sobre uma farinheira cheia de sementes vermelhas. Mas muito além da farinheira cheia de sementes, enfocamos um processo familiar. No post Histórias do Murubira: a árvore, mostramos uma relação de cumplicidade entre eu e meus filhos, na busca por uma sombra em nossa então desnudada casa em Mosqueiro. A história evolui ao longo de quase 15 anos, e o resultado final previsível, é o sucesso absoluto do projeto inicial: uma bela e frondosa árvore em frente a fachada.
Contudo, ao longo do texto, não ficou clara a espécie da árvore em questão. Nem poderia. Esta era uma informação que de fato eu não possuía, muito embora, não me faltasse a curiosidade. Sempre que podia, abordava algum morador, algum passante, alguém que fornecesse a resposta. Pois ela veio finalmente neste fim-de-semana. Minha secretária, moradora há anos de Mosqueiro e de forte origem interiorana, forneceu a informação há tanto desejada, quase que por acaso. Ao ver a farinheira cheia daquelas sementes de vermelho vivo, quase que envernizadas, de pronto perguntou:

- Mas "seu Carlinho"! Pra quê o sr. está guardando tantas sementes de TENTO???

Nem precisa dizer que quase caí para trás. Portanto, a partir de agora, saibam todos. As sementes vermelhas que geraram a árvore que agora aparece frondosa na fachada de minha casa, são de fato, um pé de Tento. Quer conferir? Clique aqui. Quer conhecê-la em todo seu esplendor? Nem pense 2 vezes. Vá até o Hotel Farol e observe a maior árvore que existe há anos naquele jardim. Sua silhueta aparece imponente no horizonte da Praia do Farol.

Nenhum comentário: