sábado, 18 de julho de 2009

Juvêncio: genial até no gosto musical

Nos dois dias em que tive o privilégio de conversar ao vivo com Juvêncio - meu mestre - em sua breve visita à Capital Federal. Fomos petiscar no meu Bar predileto. No dia anterior quase enfartarmos de carne e chopps no Porcão, na companhia de seu compadre Itajaí de Albuquerque, nosso parceiro aqui no Flanar.

Fui buscá-lo no aeroporto e, se não me engano, era uma terça-feira. No dia seguinte, fui buscá-lo à noite num endereço na Asa Sul.

Lá chegando, o mestre estava acompanhado do então reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, que conheci quando da formatura de uma turma de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, e Propaganda e Marketing da UFPA, cuja paraninfa era a minha amiga querida, deputada federal Bel Mesquita, à época Prefeita de Parauapebas. Após aquela linda cerimônia, fomos jantar no Roxxy.

Mas, voltando aos Corredores. Imaginem vocês o papo no Bar Brasil?!

Lá pelas tantas, visto que o horário não era de farra, em razão de o grupo ter compromissos logo cedo no dia seguinte. Alex retornando para seus afazeres de Magnífico no Pará; Juvêncio embarcando para o Rio de Janeiro, esticando depois para São Paulo; e eu, de volta às minhas tarefas cotidianas. Eis que vem a pergunta do Alex.

- Val. E como é essa tua relação com a música?

A segunda pergunta, na lata, feita pelo Mestre, não me deixou espaço para charme.
- Ei parceiro. Afinal qual é o som que você gosta mesmo?

Ao Alex, fui direto:
- Sou da época do Signu´s Club, Gato & Sapato, Ginza’s... Toquei no Gemini Hot. De lá, por uma série se situações, mostrei minha criatividade no La Cage... Mas, serenamente, elenquei o que realmente gosto de ouvir.

Respondendo aos meus interlocutores, fui direto:
- Eu gosto de Free Jazz (Weather Report), Rock Progressivo (tudo), e música de Câmara Renascentista. Trios, quartetos, duplas, solos. Execução de fugas ao piano ou cravo e violino e violoncelo; valorizando as peças onde os virtuoses brilham e, se brilharem num conjunto onde os fundamentos da boa técnica, harmonia, arranjos e inovação estiverem presentes. Aí não tem nada disso não. Pode ser, inclusive, o velho e bom: Rock and Roll.

Citei vários exemplos para ilustrar minha tese.

Alex afastou-se para atender a noiva que ligava no celular e o mestre soltou:
- Gosto muito daquela carequinha!

Eu, de bate pronto: Quem? A Sinéad O´Connor? Ele:
- Isso mesmo. Tens algo dela?

Respondi. Tenho. E contei uma história um tanto cumprida sobre distúrbio bipolar... E passei às suas mãos algo que tinha preparado: Jaco Pastorius (discografia solo) e os álbuns do Weather Report – minha banda predileta. Junto seguiu um documentário da BBC sobre o Mar, também para o oceanógrafo da família.

Finalizamos sobre outra paixão mútua: O Carajás. Eu a favor, ele terminando de pesquisar sua tese de mestrado em Ciências Políticas, contra a nossa tese emancipacionista.

Como sempre ocorreu, após me ouvir, Juca, olhou-me ternamente e disse num tom de voz avassalador:
- Nunca desista!

Assim se deu.
Portanto, depois de uma noite dessas. Onde a política foi apenas um tema acessório, entendi que Alex, Juvêncio e este humilde flanante, terão uma chave para outros encontros. Onde é que estejamos nessa breve passagem por aqui fica: a boa música e suas vibrações eternas e divinas.
Segue meu tributo musical ao Mestre: Sinéad O´Connor e Convidados.

>Set List<
Abro com um Release (With Afro Celt Sound System) ao mestre
Nunca desistir. Don't Give Up (With Willie Nelson) e outra versão da mesma (Live With Peter Gabriel)
O sacrifício é ofício dos justos. Sacrifice
A oração, nossa eterna companheira. Ave Maria. Noite feliz!
Homens, choram. Don't Cry For Me Argentina
Silenciam um dia. Silent Night
São eternos no amor. When You Love
Mas, o amor é incomparável. Amar é incomparável. Nothing Compares 2 u
Poesias. Música dos anjos. Mna na Héireann
Poesia para o Rei da Chuva. Kingdom of Rain (With The The)
Uma flor. Uma mãe. Mother (Live With Roger Waters)
Um anjo. Angel (Live With Sarah Mclachlan)
Arcanjo.
E agora façamos sentir, você, mestre, amigo, pai e companheiro: livre. Com láurea do dever cumprido. You Make Me Feel So Free
Tem um espaço ai pra gente? Fly Me to the Moon
Você está entre nós.
Sempre estará...
... E vamos em frente.

Para ouvir, clique no player abaixo.

6 comentários:

Itajaí disse...

Um esclarecimento. Não éramos comprades por termos batizado descendência de um ou de outro, até porque não a tive.
Nosso compadrio advem do fato de sermos padrinhos de filhos de grande amiga nossa, mas nascidos de casamentos diferentes. A partir de uma proposição dele tratávamo-nos assim,como forma carinhosa de aproximar nossas afinidades estéticas, políticas, éticas, etc.
Mas é para mim surpresa saber que ele admirava a arte de Sinead O'Connor. Acho-a fantástica e você, com esta seleção, "as usual" faz justiça a esta voz extraordinária da música pop.

Carlos Barretto  disse...

Ótimo, Val-André!
Awesome!

Val-André Mutran  disse...

Itajaí que bom esse outro laço.
Estou de plantão no recesso e tiro uma semana a partir do dia 27/07.
Vamos nos encontrar?
Caro Carlos, espero que esteja à altura do mestre.
Comprei as passagens para o Círio.
Vou com Lú.
Pagar minha promessa e rever meus amigos.
Pode agendar um encontro flanante?

Itajaí disse...

Claro, Val-André. Vamos marcar.

Lucas de Arruda Câmara disse...

Val-André, curioso vires de Sinéad O'Connor, porque essa versão de Mother com o Roger Waters tava na fila lá no Quinta. Acho que depois de Change the World vinham Cocaine e essa versão de Mother.
Os cd's do Weather report e aquela sensacional coletânea de progressivo, bem como a Blue Planet, estão em meu poder - fominha que sou com essas coisas - desde a volta da viagem. A falta de vergonha na cara não deixou que eu mandasse um email de agradecimento[rsrs], mas antes tarde do que nunca, fica aqui meu muito obrigado, são 3 DVD's de pérolas!
Abs

lucas de arruda câmara

Val-André Mutran  disse...

Que bom que você gostou Lucas.
Vamos ampliar as pérolas então.
Abs.