sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pesquisa para 2010

Este seria um assunto para o nosso saudoso Juvêncio. Como ele está meio atarefado em outras bandas, vou arriscar o meu palpite.


O Diário do Pará estampa, hoje, em manchete de primeira página, que o patrão lidera a corrida para o governo do Estado, nas eleições do próximo ano. Pensei que seria um desempenho digno de Michael Schumacher, para vencer logo no primeiro turno. Em vez disso, o máximo de intenções de voto que ele apresenta é de 26%, contra 22% da segunda colocada, Ana Júlia (cenário I). No cenário III, ele tem apenas 22%, 1 ponto mais que Ana Júlia.
Relevante que ele, sem a máquina administrativa na mão, ainda figure em primeiro lugar? Sem dúvida. Mas lembremos que ele, em 1998, não sobreviveu ao embate com o então governador Almir Gabriel, que adorava se definir como o dono da chave do cofre.
Interessante, mesmo, é observar que a tese sustentada em relação a Lula se confirma por aqui: a popularidade do sujeito não se transfere para os seus apoiados. Como se pode ver no quadro acima, com o apoio do PMDB, Ana Júlia faz apenas 24% (em todos os cenários, ela gira entre 22% e 24%). Se o apoio do partido mais fisiológico do país for dado a Simão Jatene, ele obtém 17% das intenções de voto, 1 ponto menos do que teria na hipótese anterior e apenas 3 acima do cenário em que Jader disputa.
Em suma, o carisma de Jader serve para ele mesmo. Se alguém fará pacto com o Diabo para se eleger, certamente que ajudará. Mas é o melhor o cara (ou a moça) ter as suas próprias balas na agulha, se quiser passar ao segundo turno.

3 comentários:

Walker, J disse...

Acho que se demos e tucanos forem espertos, se unem, pois sozinhos não vão longe. A Valéria já mostrou que é carismática - and that's all. Nesse caso, Jáder seria um bom fiel da balança, o problema é caber tanto ego numa chapa só, já que fisiologismo não falta. Mas ainda acho quase impossível. Priante embolaria o meio de campo, mas acho que não tem chances no segundo turno. A intenção de voto da governadora mostra a qualidade do governo que esta faz. Duciomar não é nem doido de sair pro governo.
Couto tem boas chances...na prefeitura de Salvaterra(mas eles não merecem isso!).
Edmilson seria uma ótima, se no Brasil fosse permitido candidaturas independentes.
As eleições de 2010 vão se desenhar melhorar em fevereiro, acho. O Juvêncio iria se divertir!

Bia disse...

Caro Yúdice:

algumas questões intrigam e são questões, a princípio, metodológicas: amostra de 700 pessoas é pequena (em 2006 a amostra era de 812, o que faz uma diferença razoável), o que explica a margem ao erro de 4%, que é grande os suficiente para “embolar” quase todos. Outro fato é que não foi divulgado - não significa que não tenha sido levantado - nenhum cenário onde Simão Jatene apareça como candidato descolado da sua antiga vice, Valéria Pires Franco. Por quê este cenário não foi pesquisado/apresentado?

Mas, o que mais me intrigou foi o quadro onde aparecem o potencial de votos (com certeza/poderia votar), conforme está lá explicitado) e de rejeição. Nele Jader Barbalho ganha no potencial – e também na rejeição - com 50% das intenções. Jatene tem 45%, Valéria 39% e Ana 37% (rejeição de 56% . Esse quadro significa o quê? Mas o quadro é extremamente confuso, embora esteja lá que estão sendo apresentados percentuais de intenção e rejeição, não se descobre o 100, ou seja, o universo, seja na linha ou na coluna!

Bem, vamos esperar que o DEM autorize o IBOPE a abrir a pesquisa no site para podermos analisar melhor.

Abração.

Yúdice Andrade disse...

Caro Walker
1. Sobre demos e tucanos, creio que "espertos" é de fato um termo mais apropriado do que "inteligentes". Não creio que tenha sido por outra razão que se uniram, todas as vezes que se uniram. O problema de egos, que mencionaste, não permitiria relações mais amoráveis entre eles. Vide que, após a derrota nas últimas eleições para o governo do Estado, ficaram só as mágoas e nenhuma lembrança feliz. Coisa de casamento arranjado.
2. Acredito que Valéria tenha lá o seu carisma. Mas não serviu para acelerar as campanhas para o governo do Estado (como vice) e nem sequer para a prefeitura de Belém. Carisma efêmero, não?
3. Ninguém tem razões para acreditar que Priante tenha algum mérito. Mas depois de ser ridicularizado pelo imbecil do Duciomar, em debates para o segundo turno da campanha à prefeitura de Belém, está evidente que ele não tem fôlego para nada. Sequer para conseguir uma noemaçãozinha em algum décimo escalão de qualquer órgão ou entidade pública por aí.
4. Duciomar é louco de se lançar, sim. Louco, irresponsável e abusado. Mais sem noção, impossível.
5. Gostando ou não de Edmilson (eu, p. ex., simpatizo), teu comentário sobre candidaturas independentes está irretocável.
Muito obrigado pelas excelentes contribuições.

Bia, querida, como disse na postagem, não tenho talento, muito menos expertise para fazer análises como essa tua. Na hora, senti falta de informações sobre índice de rejeição de candidatos (e imaginei que a de Jader seja imensa), mas o aspecto acabou sumindo rapidamente de meu pensamento, tanto que não o abordei.
No mais, penso que todas as pesquisas deveriam realizar um número maior de entrevistas, para aumentar a confiabilidade dos resultados. Trata-se de uma questão de interesse público, num país em que as pesquisas de intenção de voto são sempre recebidas com pés atrás.
Abraços.