terça-feira, 15 de setembro de 2009

Agruras tecnológicas de um fim-de-semana



Neste fim-de-semana, o poster divertiu-se com 2 novidades. Ambas advindas de uma alma salva das garras do "outro lado da força".
  • 1 Macbook Pro com tela de 15 polegadas, 2,6 ghz Intel Core 2 Duo, 4 gbytes de RAM, HD de 1/2 terabyte e duas placas graficas NVidia Ge Force;
  • Mac Os X Snow Leopard.
Nem preciso ressaltar que deixei o babador pendurado no pescoço durante o período. Uma máquina poderosa no DNA. Rápida incialização e detalhes fascinantes. Um show absoluto de hardware.

Minha missão era, a princípio, instalar de alguma maneira o Windows XP na máquina, pelo simples fato de que o usuário necessitaria dele para rodar o AutoCad, tradicional programa para projetos arquitetônicos.

Contudo, ao abrir a caixa, constatei que a Apple encaminhou a máquina com o Mac Os Leopard instalado no notebook. Mas, para meu espanto, estava lá no pacote de softwares uma versão novinha do Mac Os Snow Leopard. E foi justamente ela que me salvou de um acidente de percurso.

Na tentativa de instalar o Windows XP em dual boot com o Mac Os usando o Boot Camp, por alguma razão estranha, o Windows "mal educado" XP reescreveu o MBR (Master Boot Record) da máquina, impedindo a inicialização do Mac OS X e também (inacreditável!!) do próprio XP.

Após fritar o cérebro de "meu cliente", iniciei então os procedimentos de restauração do sistema original, utilizando para isso os discos de recuperação do Leopard. Lá dentro, com auxílio do Utilitário de Disco, observei que o XP havia instalado 2 partições: uma com sistemas de arquivos NTFS (cerca de 480 gbytes) e outra, desconhecida de apenas 1 gbyte. Ambas, não bootáveis.
Pode?

Tentei então excluir as 2 partições e reformatar o disco. Nada feito! Apesar de desaparecer com a partição Windows XP, a tal da partição desconhecida de 1 gbyte, insistia em reaparecer. Mas que @#$%$#@$!!!

Foi então que encontrei a versão novinha do Mac OS Snow Leopard, lacradinha em meio ao pacote de softwares fornecidos pela Apple. Uau!

Optei então por um caminho radical: reinstalar todo o Macbook Pro com o novo Snow Leopard. No caminho da instalação, certamente o script de instalação corrigiria todos os problemas.

Dito e feito! Para meu alívio e de "meu cliente", em menos de 1 hora, lá estava o Macbook Pro reluzente, lindo e com cérebro renovado. Depois, foi só esperar cerca de 3 horas para instalar quase 800 mbytes de atualizações e em seguida, resolver o problema completo do cliente, que ainda era manter alguma versão do Windows XP naquela belezinha. Aaaarrrgghhh! Um estupro!
Mas necessidade é necessidade. Fazer o que?

Mas aí, decidi que a opção do boot camp era no mínimo perigosa. Após um breve contato com o superespecialista ASF@Web, sempre salvador nestes momentos, decidimos então que a máquina tinha hardware suficiente para rodar o XP em uma máquina virtual, utilizando para isso o mágico software VMWare Fusion. Assim, poderíamos rodar o XP, comportadinho e caladinho dentro do Mac Os X, instalar o AutoCad, e ainda tudo o mais que o cliente precisasse dentro do XP virtualizado.

E funcionou! E passa a ser a recomendação de primeira linha do poster para quem tem o mesmo perfil de hardware de meu cliente.

Foi duro? Foi! Mas o poster agora tem uma experiência a mais em sua knowledge base pessoal. Alguém mais aí tem um Macbook Pro precisando de Windows?

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc é um ídolo para este troglodita que treme ao fazer o login do pc , que passa 3 hs para baixar fotos da máquina para o computador e que não faz a menor idéia de que pra que serve aquelas teclinhas que tem F na frente e que ficam em cima do teclado.rsrsrsrs é de chorar na verdade mas é vero.
com sincera admiração.
Tadeu

Carlos Barretto  disse...

Deixa disso, Tadeu!
Vc tem lá seus conhecimentos não assumidos nesta área. Acredite. É bem mais que a média.

Rssssss