sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Nego mas, corrijo

Interessante.
Com o lançamento do Windows 7 feito ontem, a Microsoft diz ter corrigido e melhorado os erros do Vista, que ignorou durante todo o período. Boot longo? Quem disse? Pesado? Quem disse? Complicado? Imagina!
Mas não só diz os ter corrigido bem como inaugurou uma nova maneira de relacionar-se com os fabricantes de hardware. Sim. Agora ela se relaciona com eles.
Com o Windows 7 parecem ter ficado para trás os tempos em que Redmond desenvolvia qualquer coisa, jogava no mercado, e os fabricantes de hardware que se danassem a fazer seus produtos funcionarem.
Parece que pela primeira vez na história, a Microsoft desceu do salto altíssimo onde morou por longos anos e foi a cata da "raia miúda" para ter alguma chance de melhorar o funcionamento de seu sistema operacional. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Enquanto isso, ontem, ouviram-se algumas reclamações de quem enfrentou filas para comprar o Windows 7. Com direito a uma resposta bonitinha de Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.

3 comentários:

ASF disse...

A relação da MS com os fabricantes de hardware sempre foi pautada por três coisas: coação, extorsão e arrogância.

Palavras fortes? Pode ser. Mas como classificar então a conduta de exigir a promoção de produtos com dizeres como "O fabricante tal recomenda o Windows versão alguma coisa" sob pena de sofrer majoração abusiva nos preços das licenças de software adquiridas com a Microsoft em relação ao que é praticado para a concorrência? Ou ainda, precisar pagar um valor altíssimo para submeter um driver de dispositivo à avaliação para a obtenção do selo de compatibilidade com o Windows?

Não surpreende e enorme quantidade de drivers de dispositivo não assinados e de qualidade duvidosa que diariamente comprometem a estabilidade do sistema Windows (tela azul, isso te diz alguma coisa?).

Podemos ficar só no hardware. Mas que tal falar então da postura arrogante de cobrar valores altíssimos por ferramentas de desenvolvimento de software para Windows? Trata-se de algo que prejudica diretamente aqueles que são os responsáveis pelo sucesso da plataforma Windows, os desenvolvedores de software.

Não fosse pelo o avanço vertiginoso de soluções open source que começaram a roubar fatias cada vez maiores dos produtos da MS nessa área, hoje não existiram as versões gratúitas destas ferramentas distribuídas pela Microsoft. Algumas delas ainda bastante limitadas. Nas outras duas plataformas principais (Mac e Linux) esse tipo de limitação aos desenvolvedores não é imposto.

ASF disse...

É por essas e por outras que continuo não acreditando na MS. Ou melhor ainda, penso de maneira semelhanto ao que é exibido no hilário novo comercial da Apple para brindar o lançamento do Windows 7: Broken Promises

Carlos Barretto  disse...

Sensacional, Antonio!