sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ford anuncia lucros em 2009 (!)


As boas notícias não param para a cambaleante economia americana. A Ford, uma das Detroit Big 3 com a Chrysler and GM, anunciou lucros de US$2.7 bilhões para 2009. O anúncio pegou até os mais otimistas de surpresa. Ninguém esperava que a recuperação da empresa acontecesse tão cedo, considerando o prejuízo de US$14 bilhões que a Ford teve que engolir em 2008.

Já sabia-se que a Ford estava numa situação melhor que a Chrysler e a GM quando a companhia anunciou que não ia precisar do empréstimo oferecido pelo governo americano a suas rivais em 2008/2009. O que não se esperava é que os lucros fossem vir tão rápido.

O New York Times traz uma matéria excelente hoje analisando a notícia e a trajetória do CEO da Ford, Alan R. Mulally. Por ironia da história, Mulally confessa a todos que aprendeu tudo o que sabe estudando a Toyota, que passa por maus momentos justo agora. Desde que assumiu como CEO em 2006, Mulally sacudiu completamente a estrutura da Ford. Partiram dele (com inspiração da Toyota) todas as melhores ideias para a Ford: enfâse na qualidade, na fuel-efficiency, em novos carros que possam ser facilmente exportados para o mercado mundial, e na eficiência da linha de produção.

A Toyota, por ironia do destino, anunciou hoje o recall de mais 1.8 milhões de seus modelos, desta vez na Europa. Com estes novos carros, já soma-se 9 milhões de veiculos afetados no mundo inteiro pelo gravissimo recall da Toyota. Tudo por causa de um pedal de acelerador que corre o risco de ficar preso. O recall afeta carros super populares nos EUA, como o Corolla, o Camry e o RAV4. A Toyota tomou a iniciativa de não só fazer o recall, como também parar a venda e a produção de todos os modelos afetados.

Nenhum comentário: