segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sem grito

Belém é uma cidade completamente desregrada. Cansa-se de falar, em blogs, sites, portais e jornais impressos, o quanto o trânsito é caótico, a selvageria e a insegurança imperam nas ruas, as calçadas não existem, a fachada das casas avança sobre o espaço público. A população vive tão entregue à situação caótica do dia-a-dia da cidade que quando percebe algum sinal de mudança, fica extasiada. Foi o que aconteceu comigo e várias pessoas ontem, ao assistir à cena narrada abaixo.

Após o final do jogo Remo versus Santa Rosa, no estádio Baenão, um elemento passa em frente ao Posto Azulino, ao lado do estádio do clube, e estaciona seu carro tunado na lateral da feira da 25 de Setembro. Abre, então, a traseira do veículo e coloca para funcionar um verdadeiro treme-terra, de fazer inveja às aparelhagens que pululam nos subúrbios da capital paraoara e que deve ter custado mais caro que o próprio carro onde instalado.

Vinte minutos depois, chega uma viatura da Delegacia do Meio-Ambiente. Descem três policiais, um deles com um decibelímetro na mão, medem a intensidade do som e tacam uma sonora multa no palhaço. Pior para ele: delícia das delícias para quem assistia a cena, o infrator foi obrigado a desligar o som e ir embora em silêncio.

Parabéns à Polícia Civil. Oxalá este seja um sinal de mudança, não um episódio isolado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Torçamos para que esse "comando anti-abuso sonoro" apareça lá pelas bandas da Doca e adjacências.
Preferencialmente de quinta em diante.

Francisco Rocha Junior disse...

Aí é mais difícil, das 15:52. É que esta bagunça é promovida pelo próprio prefeito. Daí...
Mas não custa tentar. O "disque silêncio" atende nos telefones 3238-3132 e 9987-9712.
O disque denúncia, se você não conseguir falar com nenhum dos números acima (nunca se sabe), é o 181.
Boa sorte.

. disse...

É, Francisco, e fico até arrepiada quando vejo cenas como essa que descreveste.
É um fôlego pra continuar vivendo nesse caos.

Anônimo disse...

Caraca! Tem certeza de que isso não foi um sonho? Se não foi um sonho, a gente pode ainda ter esperanças em ver as autoridades acabando com essa raça de completos idiotas!

Francisco Rocha Junior disse...

Leiska,
É isso aí. Dá uma esperança de que as coisas mudem por aqui.

Das 22:38,
Só acreditei porque vi pessoalmente. Bati até foto, que infelizmente ficou ruim demais para ser postada no blog.
É um alento, como bem disse a Waleiska, lá em cima.

abdias pinheiro disse...

Maninhos,
Ah se essa atitude das autoridades fosse regra geral. Vou escrever agora na avéiacachimbeira o que ocorreu comigo em casa no domingo passado, dia 31 e a Rede Celpa. Um caos. Ficamos no escuro e a Celpa neca de petibiriba pra nós. veja o caso no meu blog.
abraços.

Francisco Rocha Junior disse...

Abdias,
Infelizmente, o teu caso exemplifica o padrão do serviço público por aqui. O caso que relatei é exceção, mas alimenta nossa esperança por dias melhores.

abdias pinheiro disse...

Francisco,
Eu sempre acreditei que um mundo melhor é possivel, e é. A prova estamos vendo no estado, claro que ainda é muito pouco, mas vou acreditando. Temos que reconquistar a cidadania. Saúde, habitação, educação, segurança e transportes é um direito sagrado do ser humana e ninguem tem o direito de cobrar. Privatizaram a Celpa, um patrimônio do povo paraense, privatizaram a Vale do Rio Doce, um patrimônio do povo brasileiro, privatizaram a educação e a saúde, patrimônios humanos.
Deixei um 'relatório' de causo com a REDE SEM PUNHO.
Belém ja tem bispo? Vou me queixar.