Encerro com esta postagem a série iniciada 4a feira passada, completando as faixas do álbum The Charque Side of the Moon, criação da banda paraense La Pupuña sobre o histórico The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd.
A primeira das três últimas músicas é a instrumental Any Colour You Like. Nesta, o La Pupuña manteve o timbre original da guitarra roqueira do Pink, acrescentando mais uma vez uma levada percussiva caribenho-nortista. Dá para se sentir singrando qualquer rio-mar da Amazônia a bordo de uma gaiola, o barco de passageiros típico da região.
A penúltima do disco é Brain Damage, que alterna o ritmo do siriá com o da lambada. Ouvem-se risadas da cantora Fafá de Belém, em contraponto ao canto choroso do vocalista.
O último charque é Eclipse, uma apoteose em homenagem aos mestres da guitarrada, tipicamente paraoara.
O fantástico trabalho do La Pupuña e seus convidados (Gabi Amarantos, Mestre Vieira, Sammliz, vocalista da banda Madame Satan, o grupo parafolclórico Os Baioaras, dentre outros) merece ser conhecido, divulgado e, até mesmo, cultuado. Coisa finíssima. Tomara que entusiasme outras bandas locais a colocarem nossa música para dialogar com a do resto do mundo, tornando-a universal.
2 comentários:
Enquanto isso, vcs por aqui no "charque", não!
Francisco, como diria o finado Lennon, "The Charque is Over!".
Valeu!
Postar um comentário