quarta-feira, 17 de março de 2010

Cópia do planeta Júpiter?


Concepção artística do exoplaneta CoRoT-9b (ESO/divulgação)

Imagine um planeta do tamanho de Júpiter, com os polos achatados, localizado próximo a uma estrela da constelação Serpens Cauda (bem semelhante ao sol), com váriações de temperatura de 20 graus negativos até 150 positivos, podendo inclusive conter água em estado líquido.
Esta importante projeção revelada hoje pela revista Nature é oriunda de um estudo espectográfico feito em 2008 pelo satélite europeu CoRoT (com participação brasileira), tendo sido o exoplaneta batizado de CoRoT-9b.
Apesar de localizado a cerca de 1.500 anos-luz da Terra, o fato parece mexer tanto com áreas primitivas como com outras bem evoluídas dos nossos cérebros. E se a análise atmosférica revelar a presença de O2? E se outras propriedades forem semelhantes àquelas dos planetas do sistema solar? E se...
Lamento que Carl Sagan e Isaac Asimov não mais estejam vivos para opinar a respeito desta descoberta.

4 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Bem. Se é onde queres chegar, animais ditos "extremófilos" vivem aqui na terra em condições bem piores que as descritas para o CoRoT=9B.
Abs

Scylla Lage Neto disse...

Sim, Charlie, este é um dos pontos.
Há décadas sonhamos com planetas próximos à Alpha Centauri.
Não seria a hora de projetarmos nossa futura colonização para mais longe ainda?
Estou convencido de que Marte poderá ser, no máximo, um polo minerador ou algo assim.
Também sempre me causou estranheza o delay de quase 2 anos com que a NASA e outras agências levam para repassar as mais básicas descobertas.
Sempre fico com a estranha sensação de que estou perdendo alguma coisa...
Abs.

Lafayette disse...

Scylla, são muitos dados a analisar e o que um cientista menos quer nesta vida é dar "bola fora", claro os cientistas sérios, daí a demora.

Só uma correção, Carl e Issac opinaram, e muito, e várias vezes, claro não sobre "esta" descoberta, mas sobre outras e, melhor, possíveis outras.

A imagem é linda e "viajante".

Scylla Lage Neto disse...

Lafayette, entendo que nada possa ser divulgado sem o rigor científico, mas pense quantas notícias interessantes para os buscadores/sonhadores/curiosos estão na gaveta de algum disco rígido a espera do momento para a divulgação. E tem a questão da competição, também.
Quanto a Sagan e Asimov, eu me referia a esta situação em particular, pois ambos escreveram (e muito) sobre os exoplanetas de Alpha Centauri e, como você falou muito bem, de possíveis outros.
Abs.