segunda-feira, 22 de março de 2010

Finalmente em DVD


Li ontem uma notícia que esperava há muito tempo: o filme Antes da Chuva, do macedônio Milcho Manchevski, foi finalmente lançado em DVD.

Assisti a Antes da Chuva logo que lançado, em meados dos anos 90, e até hoje ele somente existia em cópias VHS. Várias vezes voltei frustrado da locadora por saber que a película não estava disponível em mídia mais moderna e que não havia previsão para seu relançamento.

O filme conta três histórias paralelas, com um tratamento do tempo entre elas que beira o surreal: não se sabe quando uma começa e a outra termina. Parecem realidades paralelas que podem estar acontecendo a qualquer tempo e se repetindo ad eternum.

O fio condutor é um mesmo personagem: um fotógrafo que saiu de seu vilarejo natal, um pequeno povoado nas agrestes montanhas da Macedônia (um país que quase parece uma lenda, tão pouco sabe-se dele no mundo ocidental), para fazer fama e fortuna internacionais, desde quando se baseou em Londres.

O mote, por sua vez, é a intolerância religiosa entre cristãos e muçulmanos, que repetem, no cenário cosmopolita da capital inglesa, os mesmos dramas vividos nos confins dos Bálcãs – motivo que levou, inclusive, o fotógrafo Aleksander a sair de sua cidade.

Um filme poético, realista, bem narrado, com uma fotografia belíssima e uma trilha sonora emocionante. Imperdível, em conclusão.

6 comentários:

Lafayette disse...

Assino em baixo, rubrico nas páginas, carimbo, coloco marca-d'água, reconheço a assinatura e tiro cópia autenticada sobre o que o amigo disse sobre este filme, Francisco.

A fotografia e trilha sonora são fantásticas. Bela narrativa e o rosto angulado da Katrin Cartlidge.

E, claro, o muito bom Rade Serbedzija, que teimo em achar a cara do De Niro, num sei o por quê!

Francisco Rocha Junior disse...

Lafa,

Depois desse, o único filme que prestava em que vi o Rade Serbedzija foi De Olhos Bem Fechados, o último do Kubrick. Fora isso, ele foi cooptado por Hollywood, para um personagem estereotipado: o do bandidão do Leste Europeu. Uma pena.

Lafayette disse...

Talves seja este o motivo que o identifico com o De Niro? rsrs

Francisco Rocha Junior disse...

De Niro volta e meia ainda faz algo que preste, Lafa, apesar de, realmente, estar um bocado longe dos bons filmes de outrora.
Acontece que ele fez história em Taxi Driver e O Poderoso Chefão II, e mesmo em outros não tão excepcionais, mas excelentes filmes, como Cassino, Os Bons Companheiros e Fogo contra Fogo. Esses papéis colocam-no à vontade para fazer o que quiser; até se divertir contracenando com Dustin Hoffman em uma comédia boba, mas divertida, como Entrando numa Fria.
Abs.

Carlos Barretto  disse...

Entrando numa fria é sensacional.
Me espoquei de rir, com aquela história do "peito artificial" que ele utilizava para amamentar o filho.
Espetacular!

Scylla Lage Neto disse...

Charlie, esse do peito é o "Entrando... 2", eu acho.
E a "Máfia no Divã"? Ri que fiquei dolorido.
Francisco, obrigado pela dica. Não vi o filme mas sempre o procurei.
Agora sei que o acharei em breve.
Abs.