terça-feira, 13 de abril de 2010
Cúpula Nuclear dá passos decisivos
A grande imprensa americana não fala de outra coisa desde semana passada: todos os olhos (e muita esperança) estão voltados para a Cúpula Nuclear que reúne lideres de 47 países em Washington, inclusive o Presidente Lula.
Segundo matéria exclusiva que a Reuters acabou de postar, o draft do documento de conclusão da cúpula vai declarar que todos os países estão unidos em sua intenção de acabar com o risco de que armas nucleares caiam nas mãos de organizações terroristas.
Outro "lofty goal" da cúpula, que deverá fazer parte do documento final: que num prazo de quatro anos, todo o material necessário para a produção de armas nucleares esteja sobre controle estrito de uma organização internacional, mais provavelmente a International Atomic Energy Agency (IAEA), ligada à ONU.
O que todos se perguntam é: será que países tradicionalmente rivais, como a Arábia Saudita e Israel, ou Paquistão e Índia, os quatro parte da cúpula, vão aceitar compartilhar segredos nucleares, ou mesmo colocar seus materiais nucleares sob jurisdição internacional?
O certo é que qualquer documento que sair desta cúpula vai ser um avanço na direção certa. A cúpula também está sendo vista como mais um triunfo diplomático para Barack Obama, que conseguiu aquele acordo sem precedentes com a Rússia semana passada, e sempre foi um dedicado lutador pelo desarmamento nuclear como senador.
O comitê do Nobel da Paz agora já tem como justificar plenamente ter dado a ele o prêmio antecipado...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário