domingo, 18 de julho de 2010

"Bumpers" para todos

Uma espécie de "bate-macas", ou "parachoque", ou qualquer outra tradução menos nobre, das inúmeras existentes por aí. É o que a Apple decidiu oferecer gratuitamente aos compradores de iPhones 4, como compensação ao grave problema da antena revelado na semana passada ao mundo. Nos EUA o acessório é chamado originalmente de "bumper". Confesso que demorei algum tempo para entender exatamente o que seria este acessório, até entrar na Apple Store US e ver a "coisa".
Com "isso" a Apple não só reconhece o chamado "death grip" (ou "pegada da morte"), bem como aparentemente tenta resolver o constrangedor problema de recepção provocado pelo péssimo projeto da antena do iPhone 4, afastando os dedos do usuário do "ponto G". Em outras palavras, seu iPhone 4, dotado da mais recente tecnologia em hardware/software e um belo design em aço inoxidável, perde parte de sua "mágica", propalada aos quatro cantos no dia de seu lançamento.
Em entrevista coletiva à imprensa na última sexta, Steve Jobs anunciou ao mundo - em uma sessão denominada de Q&A (Questions and Answers) - a reação oficial da empresa da maçã ao já amplamente divulgado "antennagate". Na oportunidade, criou alguns probleminhas adicionais, ao comparar seu iPhone com o de outros concorrentes, citando nominalmente o Blackberry Bold 9700, HTC Droid Eris e Samsung Omnia II. A idéia era mostrar que o problema de recepção, não era privilégio do iPhone 4. A empresa inclusive, acaba de publicar uma página específica em seu imenso website para explicar seu ponto de vista.
A resposta não tardaria. A canadense RIM (fabricante dos Blackberries) e a Nokia (que nem foi citada no Q&A, ????) já reagiram contra a afirmação de Jobs.
É a tal história. Botou a parte traseira janela afora...
Pessoalmente, este constrangedor problema de projeto, em nada vai diminuir minha vontade de botar as mãos no iPhone 4. Com ou sem "bumper", a nova e esmerada tela Retina Display, recursos adicionais como vídeos em HD, o Face Time, entre outras novas funcionalidades garantidas pelo esplêndido iOS 4, são avanços reais, que até o momento, poucos na concorrência chegaram perto de reproduzir.
Pisaram na bola em Cupertino, sem a menor dúvida. Mas quem já faz parte do time de usuários de produtos desta empresa, sabe muito bem do que estou falando. E sabe que a experiência de usuário de utilizar microinformática por anos seguidos sem qualquer problema de segurança, não é algo simples. É um fenômeno invejado por muitos. Por muitos que, muito frequentemente, encaminham e-mails contaminados para usuários Mac OS X, sem que o sistema operacional sequer tome conhecimento deles. Podemos simplesmente apagar o cometimento, e ainda, avisar às vítimas.
Para assistir a íntegra do Q&A, clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente post. Aqui vai apenas uma complementação: a Nokia foi citada sim, jocosamente lembrando de partes dos manuais de produtos e adesivos que informam que certas partes no telefone não devem ser tocadas porque isso pode prejudicar a recepção ou drenar maus energia da bateria que o usual.

Infelizmente, ou felizmente para a Nokia, nenhum produto da empresa finlandesa foi exibido nos vídeos apresentados.

Carlos Barretto  disse...

Foi mesmo? Engraçado. Por que será que eu nem percebi a Nokia?
Hehe

Anônimo disse...

E alguém ainda percebe? ;)