terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mais uma ligação com o Face Time

Para quem ainda não entendeu que o iPhone 4 é de fato o "telefone" dos Jetsons, aqui vai o registro de minha segunda ligação via Face Time. A primeira, foi feita BEL/BSB, sem o menor sinal de engasgos ou baixa qualidade. Na última, feita agora há pouco com Antonio Fonseca, titular do ASF@Web, não conseguimos esconder a alegria e um certo entusiasmo com a nova tecnologia. De minha parte, até um certo constrangimento tendo em vista que não estava exatamente preparado para algo assim. 
Mas o que muitos ainda não entenderam, é que apesar de utilizar a linha telefônica para fazer a conexão (apenas o handshaking) de iPhone para iPhone, a comunicação é absolutamente gratuita, inteiramente garantida e viabilizada pela sua rede WiFi. Trata-se de uma espécie de Skype de alta qualidade de áudio e vídeo. Espantoso. Fico imaginando, a exemplo do que afirmei durante o lançamento do iPhone 4, as múltiplas aplicações desta tecnologia. Saliência, deve pintar com quase absoluta certeza. Pensem.

5 comentários:

Itajaí disse...

Lá vem ele com esse negócio de "saliência". Mas, pensando bem, é melhor ter cuidado quando receber uma chamada dessas em lugar e hora impróprios. Vai que esbarra na tecla errada e o iPhone4 liga. Já imaginou a "Face"?
Aliás, teve um artista (na acepção e no sentido figurado da palavra)que fez uma série de closes de amigos (as) no momento do êxtase. Publicou. Esses artistas contemporânenos não sabem mais onde arrumar tanta criatividade!

Carlos Barretto  disse...

Sei. Artistas é?

Itajaí disse...

Deixa de saliência. É verdade. Eu li numa dessas páginas on line de fotografia.

Luiza Montenegro Duarte disse...

Além de saliência haverá, certamente, situações vexatórias. Já imaginou, o sujeito atende o celular no banheiro (tipo, número 2) e a outra pessoa quer falar via Face Time? Vai ter que explicar, né? hehe.
Agora é novidade e a ligação é um "evento", mas, em um futuro breve, será o normal. Vai dar problema!

Carlos Barretto  disse...

Querida Luiza.

A questão da privacidade é muito mais importante do que muitos imaginam. Daí porque sempre valorizo, quem tem esta preocupação em mente, levando em conta que nossos filhos, parentes e amigos, um dia poderão estar utilizando estas tecnologias e é bom que sempre estejam informados sobre os cuidados que devem ter, no sentido de preservá-la sempre.
Sempre procuro ter isso em mente, quando recomendo qualquer aplicativo ou rede social.
E neste sentido, folgo em tranquilizá-la para o fato de que o Face Time, a exemplo de outros serviços semelhantes já recomendados por aqui, é de utilização voluntária, exigindo a confirmação do protocolo antes de iniciar a comunicação. Em outras palavras, vc recebe uma ligação telefônica comum, com uma mensagem bem clara informando que o interlocutor deseja manter uma comunicação VIA FACE TIME, com os botões ACEITAR e RECUSAR bem visíveis em seu iPhone.
Após analisar o cenário, o usuário aceita ou não.
Portanto, curta a novidade que certamente ela é elegante, existindo muito outros cenários positivos para sua utilização.

Abs e uma vez mais, obrigado pela sua sempre nobre e elegante presença por aqui.