sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sol do Meio Dia


Quem trabalha com audiovisual sabe que o mais interessante panorama da produção atual no Brasil é feito pela jornalista Maria do Rosário Caetano. Mensalmente, Rosário envia uma newsletter chamada Almanaque (com edições extras, semanais, os Almanakitos). Ela noticia, levanta debates, e interage com leitores de peso como Fernando Meirelles, Selton Melo, Lázaro Ramos, só para citar alguns.
É do Almanaquito que tirei a notícia abaixo:

"Rodado inteiramente no Pará, o terceiro longa-metragem da diretora Eliane Caffé, estréia nesta sexta, 01 de outubro. "Sol do Meio Dia" foi eleito o melhor longa brasileiro pela crítica na Mostra Internacional de Cinema 2009 e os atores foram considerados os melhores do Festival do Rio 2009.
Eliane Caffé, diretora de “Kenoma” e “Narradores de Javé”, já mostrou a peculiaridade da sua obra. Os longas, que conquistaram uma série de prêmios nacionais e internacionais, entre eles, no Festival de Biarritz (França) e Gava (Barcelona), foram filmados em terras esquecidas e contam estórias de uma população mais esquecida ainda desse imenso Brasil.
Eliane conta a história de Artur (Luiz Carlos Vasconcelos), Matuim (Chico Diaz) e Ciara (Claudia Assunção). Após o trágico desenlace de um crime passional, Artur parte das profundezas do Brasil para uma viagem em busca de sua redenção. No início da jornada ele conhece e une-se a Matuim, dono de uma velha embarcação cuja alma burlesca e anárquica contrasta com a sua criando uma amizade de situações tensas e cômicas. A viagem rio abaixo termina de forma abrupta e ambos seguem juntos por terra. Nesse momento surge Ciara, uma mulher que também parte do seu destino de origem e segue em direção a Belém. Agora, os três se unem num triângulo amoroso que acaba por trazer à tona o fantasma do crime passional e os segredos e conflitos de cada um deles.
Rodado integralmente no Pará, O Sol do Meio Dia teve cenas captadas nos municípios de Belém, Castanhal, Vila Trindade, Vila Pernambuco e Rios. O longa esteve na Première Brasil (Festival do Rio) do ano passado e conquistou o prêmio de melhor atuação masculina para sua dupla de protagonistas: Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcelos. Na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo , no mesmo ano, levou o prêmio da crítica.
Esse novo trabalho de Eliane Caffé tem a fotografia assinada por Pedro Farkas. Atuante no mercado desde os anos 80, assinou a fotografia de “Índia, a Filha do Sol”, de Fabio Barreto e “A Marvada Carne”, de Andre Klotzel e também dos recentes “Os Desafinados”, de Lima Jr. e “o Menino da Porteira”, de Jeremias Moreira Filho, entre tantos outros. A direção de arte é de Adrian Cooper. Nascido na Inglaterra, vive no Brasil desde 1975; também é diretor de fotografia e tem no currículo, entre documentário e ficção, longas de Eduardo Coutinho (“O Fio da Memória”), Ricardo Dias (“Fé” e “No Rio das Amazonas”), Lauro Escorel (“Sonho sem Fim”) e Roberto Moreira (“Contra Todos”). A produção é de Van Fresnot, responsável pela produção executiva de “Castelo Rá- Tim-Bum” ( Cao Hamburger ), “Desmundo” e “Ed Mort”, ambos de Alain Fresnot, “De Passagem” e “Os 12 Trabalhos”, ambos de Ricardo Elias e “Kenoma”, primeiro longa de Caffé.
O Sol do Meio Dia será lançado em 01 de outubro, pela Pandora Filmes, em São Paulo , Rio, Belém, Belo Horizonte e Brasília.
Ficha Técnica -- Brasil, 106 minutos
Ficção, 35 mm , Som Dolby Digital, Colorido
Direção: Eliane Caffé
Produção: Van Fresnot
Produção Executiva: Sonia Hamburger
Roteiro: Eliane Caffé e Luiz Alberto de Abreu
Direção de Fotografia: Pedro Farkas
Direção de Arte: Adrian Cooper
Montagem: André Finotti
Figurinista: Marjorie Gueller
Primeira Assistente de Direção: Kity Feo
Produção de Elenco Principal: Fernando Cardoso de Sá
Produção de Elenco no Pará: Cláudio Barros e Zê Charone
Produção de Elenco: Cláudio Barros
Produção de Locação: Caíto Martins
Elenco principal
Luiz Carlos Vasconcelos
Chico Diaz
Cláudia Assunção
Ary Fontoura"

Nenhum comentário: