quinta-feira, 25 de novembro de 2010

iOS 4.2 - Quase nada muda em seu iPhone

Para quem já experimentou o iOS 4.2.1 no iPad, já deve saber que ganhou quase um produto novo após o upgrade. Não era à toa que a ansiedade maior pela atualização de firmware, era mesmo maior neste grupo de usuários. Mas já quem esperou as duas horas de download para atualizar seu iPhone, não deve mesmo ter sentido diferença nenhuma. 
Mas elas existem. Sempre existem. Mas neste caso, foram sutis ou inóquas. Vejamos então, o que de fato mudou e que você terá que ralar um pouquinho para encontrar.

1) Air Print 
Este, junto com o Air Play,  é um dos recursos mais divulgados no período que antecedeu o lançamento do iOS 4.2.1. A partir de agora, você teoricamente poderá imprimir e-mails, páginas web, fotos e documentos de seu iPhone/iPod Touch e iPad. Tudo de modo inteiramente sem fio. Livre de cabos e instalação de drivers. Ao menos, é o que promete a Apple. Mas o fato, é que o recurso ainda depende da implementação da tecnologia pelos fabricantes de impressoras. Até o momento, apenas a HP se compromete em implantá-lo. O detalhe é que o recurso só funciona com impressoras WiFi. Ou seja, ao menos no presente momento, trata-se de um mimo para poucos. Muito poucos.

2) Air Play
Eis aí uma novidade, que deve ser ainda mais restrita. Trata-se de uma tecnologia que permite que você transmita seus vídeos e músicas por streaming, a partir de um iPhone/iPod Touch e iPad para uma Apple TV ou alto-falantes compatíveis com o recurso (???).  Sobre a Apple TV, nosso poster residente na Califórnia, Raul Reis, já avaliou e aprovou. Contudo, aqui no BR, pouquíssimas pessoas ainda apostam no produto. Como se trata de um produto que só faz sentido se podermos utilizar o conteúdo da iTunes Store, no Brasil ele é quase inútil. Todos sabem que aqui, só temos acesso a iTunes App Store. E ainda sem games. Como se não bastasse, a Apple restringiu o conteúdo que pode utilizar esta tecnologia. Apenas o conteúdo que você sincronizou via iTunes e adquiriu na iTunes Store. Pronto! Para nós, ao menos por enquanto, o recurso é absolutamente inútil.

3) Find My iPhone
Na verdade, Find My iPhone, iPod Touch e My iPad. O recurso fabuloso de poder localizar seu gadget roubado ou perdido através de um outro computador via web, já deu provas de sua utilidade mundo afora. E a novidade é que ele agora é gratuito! Antes, somente os assinantes do Mobile Me poderiam utilizá-lo. Mas ainda não comemore. Por alguma razão, ele só é gratuito para os usuários de iPhones 4. Os que ainda utilizam o iPhone a partir do modelo 3G, ainda terão que continuar assinando seu Mobile Me para utilizar o serviço. E aqueles que desejarem utilizá-lo, devem saber que precisam manter a geolocalização e as notificações ativadas. Com algum gasto adicional da bateria. Mas sinceramente, penso que vale a pena recarregar seu iPhone diariamente, levando em conta os benefícios. Esta é uma novidade bem vinda aos proprietários de iPhone 4. E mesmo uma das boas justificativas para assinar o Mobile Me, entre os proprietários de modelos de gerações anteriores.

4) Outras pequenas novidades
As demais mudanças foram pequenas demais para serem citadas de maneira especial. Entre elas, ressaltamos uma que pode ser atraente para algumas pessoas. Agora por exemplo, você pode associar múltiplos toques a mensagens de SMS. Em outras palavras, se você desejar que uma estridente sirene anuncie a chegada de uma mensagem SMS daquela pessoa especial, agora pode fazê-lo. Contudo, a biblioteca de sons disponível é boba, e não poderemos adicionar os sons que desejarmos (meio sem graça isso, não?). Além disso, agora você tem suporte a 25 idiomas, pode fazer buscas dentro das páginas do Safari e outras melhorias no terreno da acessibilidade.

É isso! Ou seja, muito download para quase nada. É a impressão inevitável que fica. Mas isso não deve desestimular o upgrade. É sempre bom manter seu investimento atualizado.

2 comentários:

Lafayette disse...

O find my iPhone era o que me agradava, mas ainda não tenho o iPhone 4. Todavia, hoje um passarinho me soprou uma dica. Vamos ver...

Carlos Barretto  disse...

Mande notícias e principalmente, experimente e confronte com nossas opiniões. E não esqueça de comprar a capa, lá na Saraiva. Lembra do "Antennagate"?