terça-feira, 23 de novembro de 2010

Livro sobre a História da Medicina no Pará

O que havia em Belém, antes de 1919? Quais as circunstâncias que determinaram a criação do Curso de medicina naquele ano? Quem foi o primeiro Diretor, o Barão de Anajás?  Como foi a luta do grupo, com Camilo Salgado, para fazer funcionar o curso? Os primeiros professores, os primeiros concursos; as primeiras aulas; a campanha para aquisição do prédio de Santa Luzia; a  movimentação dos estudantes; as primeiras formaturas; a luta pela equiparação do curso e, posteriormente, sua federalização; o crescimento da escola, a maior contribuição em termos de docentes e discentes, além dos prédios, para a formação da Universidade. Tudo isso e muito mais vocè terá no livro "Memória Histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará. 1919-1950. Da fundação à federalização", de Aristóteles Guilliod de Miranda e José Maria de Castro Jr. 
A mais completa e única pesquisa bibiliográfica sobre o assunto em um livro de mais de quinhentas páginas.
Aristóteles, com o codinome de Gui, já foi articulista do blog.
Não perca o lançamento no dia 25 de novembro.
Às 19 hs, na sede do Conselho Regional de Medicina.
Generalíssimo Dedoro, 223.

3 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

I'll be there!!!

Yúdice Andrade disse...

Gosto muito de história e aprecio obras memoriais. Além do mais, padecemos, aqui em nossa região, de uma crônica perda de nossas raízes, de um desamor pelo passado que precisa ser combatido.
Por isso, obras como esta são importantes, mesmo na visão de alguém que não pertence ao universo da Medicina.
Como estarei aplicando prova por ocasião do lançamento, pelo aos colegas de "Flanar" que estarão no evento que levem meu abraço e minhas homenagens aos autores.

Carlos Barretto  disse...

Me too!