sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Rock n' roll & Bossa Nova

Desde os primeiros acordes 4x4 de um maluco que "fundeou" um "Porto" de um Mar em plena deriva. Num desconhecido mundo de muitos caretas. O Rock n' Roll surgiu como um "tapa", no lombo de uma sociedade, calcada em valores duvidosos e fundamentalista de seus interesses. Muito diferente de uma lei da natureza. Seu nome: hipocrisia.

Um monte de novos oráculos surgiram na esteira da nova música.

Pastores que juram que são a reencarnação do filho de Deus. Vomitaram e vomitam:

-- Este é o ritmo do diabo!! E fogo neles (os que gostam de rock) é o que temos que alertar para as boas e sadias famílias do mundo!!!!!!

Na verdade uma lei física que propôs muitas explicações e pouca comprovação quando distanciada dos complicados elementos que arvoram-se a explicar:

1. Quem somos?
2. De onde viemos?
3. Para onde vamos?

Isso tudo. Claro. Se imbecis aos borbotões por ai, que posam de líderes de povos subjugados. Não resolverem, por conta própria. Anteciparem nosso destino comum, que é do pó e voltarmos, ao nada, antes da hora, --e, nos mandar para os ares todos. Por conta de uma visão apocalíptica de uma Bíblia, cujo evangelho é interpretado segundo suas taras pessoais.

Ritmo algo alucinado, extraído e inspirado da alquimia rítmica de muitas raízes. Decantadas do rhythm and blues, do country e de elementos do rockabilly. Poderíamos dizer que essa gênese, gerou o rock como conhecemos hoje. O rock que surgiu na década de 50?!

Para os crentes do país de origem do Rock. Essa é mais uma teoria que comprova, aos hipnotizados seguidores, que trata-se de mais um elemento do grande complô contra Deus.

-- Jesus. Fala com a boca cheia. Em transe. Um desses pobres pregadores.

-- Não voltou para a Terra, graças a "esses" (quem escuta algo que tenha um ritmo fora da Igreja dele) pervertidos. Eles foram "marcados" para destruir a boa família. Enquanto que eu (que gosto de rock), fui ungido pelo satanás para fazer o mal.

A boa família americana que seus embaixadores. Agora, por conta, das calças arriadas pelos seus próprios membros. São desnudados, num prosaico site na internet (http://wikileaks.org), trata-se de mais uma obra do diabo --, de acordo com 100% dos 100% dessas tristes criaturas que nos julgam.

E eles. Nossos julgadores. Que sequer concurso têm para fazê-lo -- se tiverem -- gostaria muitíssimo de examiná-lo. Bradam algo parecido ao fim dos tempos.

-- Tá dominado! É palavra proibida.

Mas, o que tá dominado? Sacripanta?!

-- Eu pergunto:

-- O rock?

E grita-se mais alto que um solo de guitarra. Apenas gritam, para apavorar os pobres coitados que os ouvem, e logo depois têm suas carteiras substancialmente aliviadas pelo dízimo. O dízimo sagrado que professam.

E onde fica, na alquimia? O Blues, Country e o Jazz?

Nos infernos?

Como disse. Só pode ser por ai, para muitos. E onde fica no caldeirão desandado? O caribe, samba e mantras?

Assim surgiu o Rock?

O rock é a mistura de vários outros tipos de músicas sejam elas Rock n' roll ou não?

E antes do Rock?

A principal novidade em termos musicais no rock and roll foi a utilização de um instrumento que havia nascido pouco antes do que o próprio ritmo, a guitarra elétrica. As primeiras foram criadas na década de 30 do século XX, sendo a primeira gravação de um solo de guitarra realizada no ano de 1938, por Eddie Durham, violonista e trombonista de jazz. Porém foi somente duas décadas mais tarde, com o rock clássico, e seu descendente direto, o rock and roll, que o instrumento foi utilizado em sua plenitude de recursos. O rock foi feito para o som estridente da guitarra elétrica, assim como a guitarra parece ter sido feita para tocar o enérgico rock and roll. Além disso, o rock é uma música híbrida, com heranças culturais tanto brancas (o Country and Western e o Bluegrass) quanto negras (o Jazz, Blues, Rhythm and Blues, Gospel e outros).

Antes de Elvis Presley, em 1948, Roy Brown gravou Good Rockin' Tonight (mais tarde regravada por Elvis) e, apesar de manter o compasso do blues, alterou o estilo triste para um acompanhamento mais acelerado e frenético, com um toque dos cantos religiosos negros, mais gritados que sussurrados. Essa versão rápida de blues deu lugar ao que se chamou de rhythm and blues (r & b) e que mais tarde seria interpretado por cantores brancos e fundido com o rock and roll. Em 1952, Alan Freed batizou seu programa de Moondgo's Rock'n'Roll Party, o que acabou definindo a expressão como designativa de um tipo específico de música. Foi o próprio Freed que organizou o primeiro concerto de rock and roll (1953), e acabou se transformando num grande sucesso, com participação de Big Joe Turner, Fats Domino, The Moonglows e The Drifters, tudo isso antes de Elvis Presley.

O grupo Bill Haley & His Comets já fazia sucesso nos EUA antes de Elvis, sem contar Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Boppe...

Historiadores apontam a música "Rocket 88", escrita por Ike Turner (marido de Tina Turner) em 1951, como a primeira gravação de rock.

Aqui no Brasil. Um tal João Gilberto, marcaria outro gênero: a Bossa Nova.

Sobre a Bossa Nova. Escreverei depois.

De uma coisa sei, porém. Nós, humanos. Nunca mais fomos os mesmos, depois desses malucos.

E de malucos em palcos. Prefiro os que cantam aos que querem o meu dinheiro.

3 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Val, Lord, THE Lord himself, has once said: let there be light! Let there be sound! Let there be guitar! And let there be rock!!!!!!!

Scylla Lage Neto disse...

Outra versão seria: the blues had a baby, and they named him Rock'n'roll.
Long live Rock'n'roll!

Val-André Mutran  disse...

Scylla i hear the guitar, but i also hear sacred music and some gospel songs that i find very beautiful.
It happens that the fundamentalism of certain religious leaders embarrass me.
They do explode if the yelling. I increase the volume of my guitar! My brother.