terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O "The Daily" mal chegou e já vai?

The Daily, em captura de tela feita agora há pouco
Há cerca de 1 semana, acompanhei calado a iniciativa de mais um magnata da imprensa americana, Rupert Murdoch. Dono do New York Post e de outras empresas, ele lançava em NYC um  agregador de notícias diárias com enorme estardalhaço na imprensa especializada. Trata-se do The Daily, um aplicativo para o iPad, (com assinatura anual de 40 dólares ou semanal de 1 dólar) que se propõe a substituir os jornalões convencionais e transformar o iPad agora em companheiro matinal do breakfest americano.
Em meio ao festejado lançamento, o The Daily era oferecido gratuitamente por um período experimental de 2 semanas de uso. Estimulado pela mídia que acompanha o iPad, baixei e passei a experimentá-lo. 
Logo de início, causou-me espécie o longo tempo de download de conteúdo. De imediato, atribuí esta "sensação" as nossas combalidas conexões locais à internet, que jamais poderão deixar de ser consideradas em experiências deste gênero. Contudo, dias após, comecei a ler comentários desfavoráveis na própria mídia americana, consumidora voraz deste tipo de produto. Todos reclamando do mesmo vício de origem: lentidão. Houve até quem o submetesse a vergonhosas avaliações, que parecem atingi-lo no fígado. Um usuário chegou a comparar o tempo que levava entre ir até a banca de jornais mais próxima e o final do longo carregamento do The Daily. Logo, ele já estava lendo a versão impressa de seu jornal favorito, enquanto o aplicativo ainda terminava de carregar conteúdo. 
Neste ponto, já seria cômico se não fosse trágico. Mas hoje, o Observatório de Imprensa vem com um artigo assinado pelo jornalista Paulo Rebêlo, que parece demolir completamente a iniciativa de Murdoch, naquilo que ele teria de mais crucial: a qualidade da informação. Veja o que ele diz.

Disponível, por enquanto, exclusivamente para leitores-usuários nos Estados Unidos, o Daily não passa de versão reduzida e mesclada, bem colorida e obviamente multimídia, do New York Post, um jornal de segunda (para alguns, de quinta) categoria da News Corp. de Murdoch, a mesma dona da Fox, Sky, DirecTV — e a lista segue. O New York Post vende bem, a exemplo de todos os jornais populares no mundo, inclusive no Brasil. Se, para o mercado, vender bem é sinônimo de bom jornalismo, o Daily é um sucesso: muitas fotos do mundo fashion, fofocas de celebridades e "matérias" bem curtas cujo conteúdo perde lugar para a forma.

Sendo assim, parece que ainda não veremos em termos de informação, algo que seja de fato interessante, à ponto de nos cobrar uma assinatura mensal ou anual. E neste sentido, existe um aplicativo inteiramente gratuito, que apesar de não exatamente fornecer o tipo de informação que agrade a todos, ao menos permite que o usuário personalize exatamente aquilo que teria maior probabilidade de gostar de ler.  Trata-se do modesto Flipboard. Com ele, além de acessar algumas publicações escolhidas no mundo online, você pode agregar redes sociais como o Twitter e o cada vez mais onipresente Facebook. Entre as publicações online disponíveis citamos CNN, ABC News, USA Today, BBC World News, The New York Times Photojournalism Picks, etc.  Há várias opções na área de tecnologia como Wired, CNET, Gizmodo, Engadget, All Things Digital, MacStories, entre outros. E há também opções muito interessantes como o National Geographic e o The Lonely Planet. Enfim, trata-se de um agregador de informações normalmente disponíveis online, sem que para isso, você precise necessariamente desembolsar um só centavo de dólar.
Mas não é só isso que parece estar no caminho do magnata americano. Se você acessar o The Daily Indexed, um website que resolveu beber na mesmíssima fonte do aplicativo de Murdoch, vai acessar o mesmíssimo tipo de informação disponível no The Daily, sem também pagar um centavo. Até quando, não se sabe, mas ele ainda está lá.
Enquanto isso, que fim estará reservado para o The Daily, no atual cenário? Melhor esperar para ver. Sem pagar.

3 comentários:

Raul Reis  disse...

Uma ótima opção é a app "Newspapers for iPad". Vem com ligação direta (via wifi, logicamente) para centenas de sites de jornais do mundo inteiro. Clica-se na bandeira do país, e aparece um lista com dezenas de publicacões.
Custou-me $4.99 para baixar, e não cobra mensalidade. Eu leio quase todos os jornais brasileiros e americanos usando esta app...

ASF disse...

Calma minha gente, a brincadeira só está começando.

Muitas arestas ainda serão aparadas, a experiência ainda não é perfeita. Mas certamente trata-se de um "dispositivo mágico e revolucionário por um preço inacreditável" e vai ficar ainda melhor até o verão do hemisfério norte.

É compreensível que leve certo tempo até que o mercado de publicações faça a transição com sucesso do papel para o computador do futuro. Computador do futuro sim, ou alguém acredita que os tablets não vão pegar ou pior, que ainda serão vendidos netbooks daqui a dois anos?

ASF disse...

Calma minha gente, a brincadeira só está começando.

Muitas arestas ainda serão aparadas, a experiência ainda não é perfeita. Mas certamente trata-se de um "dispositivo mágico e revolucionário por um preço inacreditável" e vai ficar ainda melhor até o verão do hemisfério norte.

É compreensível que leve certo tempo até que o mercado de publicações faça a transição com sucesso do papel para o computador do futuro. Computador do futuro sim, ou alguém acredita que os tablets não vão pegar ou pior, que ainda serão vendidos netbooks daqui a dois anos?