terça-feira, 7 de junho de 2011

iCloud

O anuncio mais importante de todos feitos pelo Steve Jobs ontem em San Francisco (ver blogpost do Carlos abaixo) foi mesmo o lançamento do "iCloud", um serviço para usuarios de produtos Apple que vai permitir "storage" e acesso imediato a conteudo (musica, videos, apps) comprados na iStore.

Quem tem mais de um iGadget já sabe que o acesso ao conteudo (feito através do syncing dos iGadgets com os laptops e desktops) está virando um problema. A Apple permite o acesso de cinco gadgets por usuario (eu já atingi minha quota, por exemplo), mas o dificil mesmo é "keep track" do conteudo em cada aparelho. A todo momento, corre-se o risco de apagar musicas e videos que ainda não foram baixados por algum dos gadgets.

Ao preço de 25 dolares/ano, o iCloud vai permitir a todos os "Macheads" usarem este sistema de storage "nas nuvens": neste caso, server gigantescos localizados em locais designados pela Apple. O iCloud também irá substituir o ME.com, que agora csta 100 dolares/ano.

A Apple, que nunca perde uma oportunidade para publicidade, já está com nova página montada no seu site, explicando os detalhes do novo serviço, que estará disponivel aqui nos EUA no proximo semestre.

3 comentários:

ASF disse...

Correção: o iCloud é gratuito, a cobrança de $25 anuais ocorrerá apenas para quem desejar utilizar o recurso Music Match do iTunes que identifica as músicas não compradas na loja da Apple que estiverem em seus devices para dar direito ao download de versões de 256bits disponíveis na iTunes Store (de um universo de 18 milhões de músicas) independente da quantidade de arquivos.

Os recursos do iCloud não estão limitados apenas ao Mac e iGadgets, ele estará disponível também para usuários de PC com Windows (como já ocorria para a iTunes Store e para o MobileMe).

Raul Reis  disse...

Melhor ainda!

ASF disse...

Certamente! :)