domingo, 17 de julho de 2011

King Crimson Special Part I





De volta ao meu blog predileto após prolongada ausência imposta pelas tarefas de meu trabalho, vou direto ao assunto: a primeira parte do especial com a lendária banda inglesa King Crimson – predileta entre dez dos dez melhores músicos de rock de todos os tempos.

Já houve aqui no blog várias discurssões em relação a este ícone do rock. Para muitos leitores do Flanar, o King Crimson é a melhor banda de todos os tempos, –eu, como todos sabem, prefiro o Led Zeppelin, mas, gosto não se discute.

Ao fim da publicação dos especiais, os leitores e fãs da banda ficarão surpresos com o material aqui reunido, por uma simples razão: os fãs da banda terão a oportunidade de guardar, literalmente, tudo o que abanda produziu até hoje. Não poupei esforços para apresentar toda a discografia de stúdio, e os melhores show's ao vivo como por exemplo, os antalógicos: Live in Warsaw, de 2005, um CD duplo; o raríssimo e espetacular B'BOOM- Live in Argentina, igualmente duplo, gravado em Buenos Aires em 1995; a excepcional performance do grupo em 1999, nos Estados Unidos batizado de "On Broadway", um petardo duplo fora do comum e o inigualável "Live in Central Park, NYC", da mesma forma, um álbum duplo disputado á tapas pelos fãs da banda espalhados pelo mundo.

Iniciamos no princípio da banda, em 1969, com magistrais sons do que seria a sensação da temporada do verão inglês daquele inesquecível ano para a história do rock. Afinal, Jimmi Hendryx havia invadido o Reino Unido com sua fenomenal guitarra temperando blues e hard rock.

Era, ainda, o ano da consagração de outra trupe inglesa composta pelos mais extraordinários músicos de todos os tempos formando o The Yardbirds, uma das mais importantes bandas de blues-rock da Inglaterra nos anos 60. Além da qualidade do seu trabalho, ficou famosa por ter tido na sua formação ao longo do tempo, sucessivamente, Eric Clapton, Jeff Beck e, depois, Jimmy Page antes de fundar o Led Zeppelin. O grupo surgiu em Londres em 1963, mas só tornou-se conhecido quando Clapton entrou para a banda. Nesta época, segundo o próprio Eric Clapton, eram cinco os integrantes que compunham o grupo: Keith Relf nos vocais e gaita, Chris Dreja na Guitarra Base, Paul Samwell-smith no Baixo e Jim McCarty na Bateria: um arraso!

Vamos ao set list da Parte I desse especial que meu amigo Scylla Lage Neto – acreditava que não ouviria. Acreditava!! Abraços aos companheiros do blog e ainda mais apertado aos nossos leitores (as).
Set List
1 King Crimson - "Moonchild"
2 King Crimson - "The Court Of The Crimson King"
3 King Crimson - "I Talk To The Wind"
4King Crimson - "Mantra"
5 King Crimson - "Travel Bleary Capricorn"
6 King Crimson - "Lizard"
7 King Crimson - "The Devil's Triangle"
8 King Crimson - "Pictures of A City"
9 King Crimson - "In the Wake of Poseidon"
10 King Crimson - "Indoor Games"
11 King Crimson - "Cadance and Cascade"
12 King Crimson - "Happy Family"
13 King Crimson - "Lady of the Dancing Water"
14 King Crimson - "Peace - An End"
15 King Crimson - "Peace - A Theme"
16 King Crimson - "Peace - A Beginning"
17 King Crimson - "Islands"
18 King Crimson - "Ladies of the Road"

-------

Álbuns utilizados:
Epitaph (I) e (II) - Álbum pirata gravado em Londres entre 1968 e 1969
In the Court of the Crimson King - 1969
Lizard - 1970

4 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Val, acabei de chegar de viagem e recebi um super-presente - thank ya, buddy!
Quanto à discussão sobre quem é melhor, para mim, King Crimson e Led Zeppelin são dois "magistérios não-interferentes" - os dois estão em categorias diferentes, no topo.
Em relação aos seus guitarristas, eu reputo Robert Fripp, do K. Crimson, como o melhor guitarrista de todos os tempos.
Há alguns anos ele veio à São Paulo com o G3, junto com Joe Satriani e Steve Vai, e , talvez por tocar sentado (aliás, desde o início da carreira), foi muito vaiado pela platéia logo no começo de sua participação.
Um cidadão bem do meu lado gritava: fora, véio; fora véio...
Bem, após 60 minutos de apresentação, Fripp foi ovacionado, talvez até mais que os outros 2 guitar heroes.
Let there be guitar!
Um gande abraço!

Val-André Mutran  disse...

Concordo contigo Scylla. São as duas melhores e mais influentes bandas de todos os tempos.
É muito difícil pra mim que sou um Led Zeppeliano irrecuperável, visto que Jimmy Page é meu ídolo, alguns dos experimentos de Robert Fripp são inegáveis para o avanço do rock.
Sua texturas, dissonâncias, técnicas de afinação absolutamente sofisticadas, mudaram o cenário e a importância do instrumento enquanto leader das melhores bandas em atuação.
Quanto ao show de Sampa, mentes e ouvidos tapados é o lugar comum de quem não entende de música.
Em minutos a Parte II do especial.
Um abraço.

Edyr Augusto Proença disse...

Val, adoro Led Zeppelin, mas o King Crimson é a melhor banda de todos os tempos!
Abs

Val-André Mutran  disse...

Ok Edyr. Mas,há controvérsias,rsssss!!
Um abraço.