quinta-feira, 28 de julho de 2011

Uma oitava polêmica

Brinquedinhos. Temos aos montes por aí. Mas este aqui - embora esteja longe de ser uma solução profissional - segundo o fabricante, poderia interessar a "aprendizes de piano".
O Ion Piano Apprentice é um teclado real, de um pouco mais de 1 oitava que, conectado ao iPad, com o aplicativo correto, pode dar uma boa ajuda. Como disse, apenas "uma boa ajuda". A razão é simples. Vejamos o seguinte cenário. Tocar o piano virtual, por exemplo, do Garage Band para iPad (e de outros aplicativos congêneres), não é exatamente uma boa experiência. Aqueles que já tem alguma estrada no uso do instrumento real, devem estranhar.

Pessoalmente, odeio usá-lo. O que mais me incomoda é uma certa imprecisão na execução das músicas no vidro sensível do iPad. Em resumo, senti falta da pressão real aplicada nas teclas e de saber pelo bom e velho sentido do tato, os limites entre uma tecla e outra. Portanto, o produto da Ion, tem o mérito de  melhorar a execução de músicas no iPad, acrescentando ao tablet, o conforto de um teclado real. Além disso, a presença de luzes nas teclas, indicando as notas que estão sendo executadas, denunciam seu evidente destino aos iniciantes. 

Mas o iPad está desculpado por este falso "deslize". Como já cansei de afirmar por aqui, ele não tem e nunca teve no DNA, a meta de ser ferramenta profissional para coisa nenhuma. Muito embora, ele possa ser até surpreendente em situações despretensiosas.

Mas a Ion vai longe e anuncia o Piano Apprentice de forma sedutora demais.  Learn to play piano anywhere! É o que afirma em seu website. Mas em minha opinião, aprender piano com apenas um pouco mais que 1 oitava, deve ser no mínimo uma chatice.

Sendo assim, tendo em vista a meta de utilizar um aplicativo de piano no iPad com objetivos criativos, o produto da Ion traz conforto. E custando 100 dólares, e com todas aquelas luzes nas teclas, pode ser que alguém veja uma boa justificativa para levá-lo para casa.

Mas se a meta for um aprendizado mais sólido do piano, melhor procurar mesmo o instrumento real.

[Via Engadget]

2 comentários:

Edyr Augusto Proença disse...

Barreto, te conto meu caso. Na minha casa, sou o único que nunca aprendeu a tocar um instrumento, embora saiba duas ou três posições de sol maior em cavaquinho. No entanto, sou o único a compor melodias, trilhas de teatro e centenas de jingles. Para mim, ideal seria um sampler onde gravasse, cantando, as notas e ele me respondesse com o instrumento que eu quisesse, como baixo, trompete, enfim. Isso me pouparia ter de chamar um músico, fazê-lo entender o que está na minha cabeça, até constituir a música. Isso, nunca inventaram...
Abs

Carlos Barretto  disse...

Hummm.
Interessante sua demanda, Edyr. E nem me parece um desafio tecnológico improvável, tendo em vista as tecnologias que temos na atualidade. Vou procurar algo assim. Acho que já vi em algum lugar.

Abs