segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Muito além de seu tempo. Conheça o Apple Newton*


Lançado no mercado em 1987, o Newton foi o primeiro gadget, daqueles que seriam conhecidos posteriormente como Personal Digital Assistants, ou PDAs. Foi desenvolvido pelo então CEO da Apple John Sculley. Contudo, por razões variadas, o produto não emplacou.
Na verdade somente 10 anos depois em 1996, a Palm Computing lançaria o produto verdadeiramente matador nesta categoria. O Palm Pilot, que posteriormente, seria batizado simplesmente de Palm
Na sequência, o produto seguiria uma curva de evolução extraordinária, que chegou a conferir-lhe vistosas telas coloridas (em nada comparáveis as atuais LCD touch screen), que, contudo, exigiam o uso de uma espécie de caneta, conhecida como stylus pen.
Com efeito, sua extrema simplicidade, (que incluía a princípio uma tela monocromática) e principalmente a ótima tecnologia de reconhecimento de escrita embarcada em seu sistema operacional Palm OS, (que utilizava um padrão então conhecido como grafitti), alavancaram a época dos PDAs, praticamente colando-os a empresa Palm Computing. Além disso, é óbvio que a enorme quantidade de pequenos aplicativos desenvolvidos por terceiros para o produto, serviram para consolidá-lo como plataforma móvel, aparentemente imbatível para a época. Eu disse "aparentemente"? Pois falei certo. É o que prova, que ao menos do ponto de vista histórico, possuir uma quantidade enorme de desenvolvedores para uma plataforma, isoladamente, não lhe serve como garantia de sucesso. Ponto!
Enquanto isso, todo o resto do mundo dos (depois definidos) "dispositivos móveis", mudava rapidamente. E a Palm certamente não entendeu a vibe. Foi adquirida em abril de 2010 pela HP.
De lá para cá, não ouvimos mais falar dele. E ninguém mais sabe o que exatamente a HP vai fazer com sua aquisição de 1,2 bilhão de dólares.
Honestamente (e com todo o respeito), tendo em vista o movimento da empresa nos últimos tempos, acharíamos de bom alvitre que ela se mantivesse concentrada no mercado de impressoras e PCs.

Mas nosso objetivo com este post, é chamar a atenção para o Newton. Observem o vídeo acima. Percebam como ele já parecia um produto interessante. Talvez não para os tempos atuais. Mas para 1987, ele sem dúvida, já parecia um produto com habilidades bem além do seu tempo. Ou não?

Para quem desejar saber mais sobre o Palm, sugerimos clicar aqui.
E para ler mais sobre o Newton, clique aqui.

*Vídeo e fato histórico muito bem lembrados por ASF@web, via Facebook.

Nenhum comentário: