domingo, 9 de outubro de 2011

O adeus de Cesária Évora

Num comunicado publicado apenas na versão em francês de seu site oficial, a cantora cabo-verdiana Cesária Évora anuncia o fim de sua carreira. Uma pena, pois foi ela, a Musa dos Pés Descalços, que, no final dos anos 80, começo dos 90, colocou Cabo Verde no mapa, não somente musical. Lembro de alguns conhecidos que nem sabiam da existência desse pequeno e lindo país, um arquipélago perdido no Atlântico a 640 km da costa africana. Foi dona Cesária que veio dizer a muitos lusófonos no mundo: "ei, existe um lugar chamado Cabo Verde, onde se fala também português".
A cantora completou 70 anos de idade no dia 27 agosto passado e se mostrava em forma na temporada européia da primavera. Mas no finalzinho do verão - há três semanas - chegou à Paris completamente debilitada. Segundo o comunicado oficial, os problemas de saúde recentes da cantora são consequência de várias cirurgias, a mais recente uma intervenção cardíaca, em maio de 2010. A ordem médica foi clara: suspender a turnê em nome da saúde . Mas Cesária conversou com seus produtores e acabou por decidir a dar um ponto final na carreira. Ela renuncia à vida itinerante que a levou aos quatro cantos do mundo desde 1991, quando começou uma tardia carreira internacional e se tornou a embaixadora da morna, a música por excelência de Cabo Verde. O mais recente CD da cantora foi lançado há menos de um ano. São duetos com consagrados artistas de 15 diferentes países, entre eles o malinês Salif Keita, a peruana-mexicana Tania Libertad, o sérvio-bósnio Goran Bregovic, o sengalês Ismael Lo, o cubano Compay Segundo e os brasileiros Caetano Veloso e Marisa Monte. Com o Brasil, a ligação de Cesária é bem antiga. Ela sempre se declarou fã de Angela Maria, Clara Nunes e de outras referências incontornáveis da nossa MPB. A cantora dizia que ouviu música barsileira desde a infância pelas emissoras luso-africanas captadas pelos velhos rádios no Cabo Verde.
Numa entrevista ao jornal Le Monde, Cesária Évora explicou sua decisão de parar a carreira, e se desculpou junto aos fãs: "sinto muito, mas eu preciso descansar".

Vida longa e saúde, dona Cesária. A senhora nos deixa com uma sodade imensa.

Um comentário:

Carlos Barretto  disse...

Realmente, é uma pena. Mas é importante saber o momento de parar. Nem que seja aos últimos minutos do segundo tempo. Como fez Steve jobs.
Abs