terça-feira, 8 de novembro de 2011

iCloud: você está certo que seus dados estão preservados na "nuvem"?

A maioria de nossos espertos leitores, certamente já deve ter atualizado seu iGadget (iPhone/iPod Touch/iPad) para o iOS 5.0. Possivelmente, já devem estar usufruindo de suas principais novidades, anunciadas oficialmente ao mundo em 6 de junho deste ano, durante a WWDC 2011. 
Uma delas, contudo, merece especial atenção e tem sido alvo de muitas dúvidas em variados fóruns online. Falamos do iCloud, uma evolução do extinto serviço Mobile Me, (antes oferecido aos interessados por uma anuidade de 100 dólares) agora melhor e totalmente gratuito.
Com o iCloud, você poderá fazer o backup de conteúdo de seus iGadgets (iPod Touch, iPhone, iPad além de Macs e PCs) para a nuvem, até o limite de armazenamento gratuito de 5 gbytes, no datacenter da Apple. (Os usuários do extinto Mobile Me, foram presenteados com um limite maior, de 25 gbytes, sem qualquer custo). 
Sendo assim, contatos, e-mails, favoritos, compromissos no calendário, imagens, arquivos, apps, enfim, tudo que você voluntariamente escolher como conteúdo importante, poderá ser armazenado no iCloud.
Porém, existem alguns detalhes de seu funcionamento, que precisam ser conhecidos, para que o backup seja feito, e passe de fato a existir e estar disponível, caso você venha a precisar dele. Esclarecer sobre estes detalhes, é o objetivo deste post.

A Apple anuncia que o serviço seria automático o suficiente, à ponto de evitar qualquer gerenciamento do usuário final. Trata-se de uma meia verdade. Muitos usuários, não exatamente antenados com algumas características do novo serviço, podem neste exato momento estar tranquilos de que seus dados estariam sendo copiados para a nuvem, sem que isso tenha sequer acontecido. É um cenário aparentemente improvável. Mas pode ser real. Vejamos então, o que você precisa saber sobre o backup do iCloud, para que de fato possa dormir tranquilo.

1) Limite gratuito de 5 gbytes para novos usuários e 25 gbytes para os usuários antigos do Mobile Me
Esta é a primeira informação importante. Se você tem apenas 1 iPhone, os 5 gbytes podem até ser suficientes. Contudo, se também possui um iPad, onde os aplicativos costumam ser mais espaçosos, este limite pode ser facilmente ultrapassado. Daí em diante, será necessário comprar espaço adicional. Mas será que tudo o que você leva no iGadget precisa ser copiado para o iCloud? 
Esta pergunta é crítica para quem deseja usar o armazenamento gratuito do iCloud, sem pagar um centavo a mais em espaço adicional. E ela já foi respondida em um artigo dedicado da PC Magazine americana. 
Clique aqui e entenda como gerenciar seu iCloud gratuito.

2) Ative seu iCloud
Com certeza, todos aqueles que fizeram o upgrade para o iOS 5.0, já foram forçados a cumprir estes passos. Mas muitos, nem sequer tomaram conhecimento das boas novas, e mantém alguma versão desatualizada do iOS em seus iGadgets
Saiba portanto, que além de recomendável, é absolutamente urgente que você atualize o sistema operacional de seu iGadget. De outro modo, nem continue a ler este post. Usuários de versões muito antigas de iPhones/iPods Touch, infelizmente, não poderão fazer a atualização.
Se você já atualizou seu iGadget, aprenda aqui como configurar o iCloud com segurança. Acredite. Na hora em que atualizar para o iOS 5.0, você pode precisar destas informações.

3) Certifique-se que seu backup para o iCloud foi feito
Não basta cumprir os passos acima. É preciso ter certeza que tudo foi de fato copiado para o datacenter da Apple. Existem exigências básicas para que o backup ocorra sem sua interferência, de forma transparente. Elas são as seguintes:
  • iGadget conectado a rede WiFi;
  • tela bloqueada* ;
* Definindo o termo " tela bloqueada" --> apenas com o iPhone em stand by, com "tela apagada.  Não necessariamente com código de acesso definido.
    Entendeu? 
    De outra maneira, seu backup nunca será feito de forma automática. Sendo assim, em todos os demais cenários, recomendamos o seguinte:
    • conecte seu iGadget a uma rede WiFi
    • em seu iGadget, vá até AJUSTES --> iCLOUD --> ARMAZENAMENTO E BACKUP --> EFETUAR BACKUP AGORA. Deixe seu brinquedinho lá e vá tomar um café. Ao final, você verá que tudo o que configurou no passo 1, estará copiado no iCloud.
    4) Restaurar dados do iCloud e outras informações
    Se você, ao contrário dos usuários menos antenados, desejar recuperar dados adequadamente copiados no iCloud, este artigo especial da Apple ensina não só como fazer o backup. Mas também, como restaurá-lo.

    Compreendido?


    -------------------------------------------------------------
    Editado em 10 de novembro para definir o termo "tela bloqueada".

    5 comentários:

    ASF disse...

    Apenas complementando: os apps, os livros de domínio público baixados e Streaming de Fotos não ocupam o espaço no iCloud.

    Ocupam espaço os seus e-mails, documentos (iWork), o rolo da câmera, informações da sua conta, ajustes e outros dados de apps. Destes, as informações da conta e ajustes e os dados das apps são praticamente desprezíveis.

    Portanto 5GB é uma capacidade relativamente generosa. Para se ter um parâmetro, Gmail + Google Docs oferecem 7GB de armazenamento compartilhados em sua conta padrão. Eu conheço bem poucas pessoas que chegaram a ocupar mais de 70% desse espaço.

    ASF disse...

    Uma simples retificação: para backup no iCloud não há exigência da tela bloqueada com senha, apenas bloqueada.

    Carlos Barretto  disse...

    Como assim?

    ASF disse...

    A tela fica bloqueada quando você deixa de usar o iPhone por um período de tempo configurado em Ajustes > Geral > Bloqueio Automático. Para desbloquear, como você sabe basta pressionar o botão de home e deslizar a setinha "desbloquear" na tela, para a direita.

    É possível também impor a digitação de uma senha (desafio), que é exibido após deslizar o botão da setinha.

    O backup automático do iCloud não tem como requisito a adição de senha no dispositivo. Apesar de ser algo recomendável sob o ponto de vista da segurança do usuário.

    Carlos Barretto  disse...

    Agora entendi e vou fazer a retificação.
    Thanks

    Abs