sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Auriverde pendão da minha terra...

----------
A nossa vocação para o gigantismo nos constrange, nos diminui, nos isola! A  esperança no surgimento  dos salvadores da pátria, também. Quanto mais leio sobre Belo Monte mais claro fica o autoritarismo do governo Lula em relação a Amazônia. Autoritarismo medular, autocrático e insular.
Belo Monte é filha do autoritarismo que nos conduz desde sempre. Está na esquerda, na direita: é o centro da questão. A Constituição de 1988 tenta quebrar essa trajetória, mas apenas toca suavemente seu dorso. Esperamos que o governo e a federação resolvam os nossos problemas, estamos insulados na lógica estatal; não temos voz, vozes, nem representação. Belo Monte é um crime; um ato criminoso em nome do autoritarismo e das soluções federativas que nos ignoram solenemente. O que são "meia dúzia de índios" diante do progresso da Nação?  O que é um rio Xingu diante dos milhares de dólares e euros e reais que meia dúzia de grandes empresas privadas e milhares de burocratas vão ganhar?
Belo Monte é um crime: um ato criminoso! Criminoso o projeto e a engenharia institucional! Criminosa a forma de decisão! Criminoso o ato de lesar as nações indígenas! Criminosa a ação do governo Lula na implementação do projeto! Criminosa a forma como o governo Dilma continua  o processo de implementação!
Vendilhões, vendilhões, vendilhões.....

----------------------------------

Nenhum comentário: