domingo, 18 de dezembro de 2011

Me desculpem...

----------

O mundo das paixões é delicioso, vital! O mundo dos interesses, também!
Leio coisas curiosas por toda parte: em sua grande maioria filhas da paixão.
Uma está relacionada ao PSDB e as bombásticas revelações que levam ao dossiê. Além do burburinho causado pela nomeação de Jader Barbalho.
Que os leitores medianos vejam como novidade, tudo bem! Mas não há nenhuma novidade; apenas evidências e conecções muito bem descritas por um livro que está nas bancas no momento em que o PT é governo. E isso é ótimo!
Qual é a grande novidade?? Por quê o PT se queixa da ausência de maior repercussão?!? O PT foi a mais consequente oposição que tivemos na Nova República até aqui. Agora é Governo! Como oposição e militância pregou durante anos um discurso moralizador da política. É natural que o Mensalão fosse uma bomba no colo do PT. As justificativas podem ter sido diferentes: financiamento do movimento social, libertação dos povos, etc. Pode ser que nenhum dos mensaleiros tenha ficado rico; mas nem Maquiavel ousou afirmar que consenso sobre meios é a mesma coisa que consenso sobre fins. Não, não são!
Postei aqui um artigo do cientista político Renato Lessa abordando o fato de que o PSDB não tem a competência do PT para ser oposição, e que não temos oposição ao Governo Dilma. Isso é fato! Temos que bradar pelo fim da corrupção sejam quais forem as finalidades que se apresentem. Os partidos estão usando os mesmos meios para capturar recursos; o que muda é o grau e a magnitude da captura.
Se quiserem discutir a diferença na mediação da notícia; a diferença na abordagem da questão, a diferença na captura dos burocratas e dos poderes, vamos lá! Mas esse discurso de coitadinhos não cola; nem para o Eleitor.
A reeleição do Fernando Henrique foi uma das coisas mais nojentas e perniciosas da história republicana brasileira. O autoritarismo e as relações calhordas de José Serra: nem se fala!
Agora, dizer que o Mensalão é peixe pequeno é querer tapar o sol com a peneira...

------------------------------------

2 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Exatamente!
Para mim não há a menor diferença em coisa nenhuma.
Corrupção é apartidátia, assexuada, laica, histórica e etc. E como tal, deve ser combatida da mesma maneira. Sem aliviar ninguém.

Marise Rocha Morbach disse...

É isso aí Barreto! Não vamos aliviar a cara de ninguém. Tava lendo sobre o 'suposto" rombo no FGTS. É um absurdo! Os corruptos não livram a cara de ninguém...