quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Apple inaugura novo paradigma no mercado educacional

Como previsto, o evento educacional da Apple agora há pouco em NYC, não apresentou nenhum hardware novo. De fato, tudo o que foi lançado, foi precisamente focado na educação. Em especial, os livros-texto utilizados em escolas e universidades.
Segundo o Blog MacMagazine, (que transmitiu o evento online em liveblog), a motivação maior da Apple para os lançamentos de hoje, se resume neste parágrafo:

Hoje, livros didáticos/acadêmicos podem não ser a melhor forma de aprendizagem. Eles podem até ter bons conteúdos, mas são pesados, se perdem amassam… falta portabilidade, durabilidade, interatividade, formas de se achar mais facilmente um assunto, entre outras coisas. Tudo isso (ou quase tudo) pode ser suprido com o digital.

Mas o que foi apresentado hoje ao mundo? Afinal, livros digitais já existem. Teriam, na verdade, que ser reinventados. Vejamos então.

1) iBooks 2.0
A novidade é muito interessante. Os livros digitais agora, além da mera possibilidade de serem folheados como os reais, poderão ser bem mais poderosos. De fato, a promessa é que o conteúdo agora possa ser enriquecido com vídeos introdutórios, ótimos layouts, gráficos espetaculares e até um modo em tela cheia. Em outras palavras, o conteúdo de um livro digital de agora em diante, deverá ser multimedia. E certamente, com isso, talvez ocupem um pouco mais de espaço em seu iGadget. Para tanto, um novo aplicativo precisou ser desenvolvido, agregando as novas funcionalidades. Este é o iBooks em versão 2.0, já disponível gratuitamente na iTunes App Store. Para saber mais, clique aqui.


2) iTunes U
Ele andava meio esquecido, inicialmente agregado ao iTunes, soterrado em meio a profusão de opções de downloads da iTunes Store. Mas certamente, é a grande novidade desta quinta em NYC. O serviço de conteúdo educacional da Apple, disponibiliza textos, imagens e cursos das principais universidades americanas. Muitos deles, inteiramente gratuitos.
Na seção Health and Medicine, por exemplo, há vídeos que podem interessar a médicos fornecido pela Arizona Health Sciences Center. Há outros com conteúdo específico em Neurologia, Cirurgia, etc. Ainda é pouco, diga-se. Mas é um início.
Este é o iTunes U. Mas qual a novidade de hoje? A Apple diz que uma das finalidades nativas do iTunes U, é a publicação de aulas. O ensino à distância é a meta principal.  E agora, o iTunes U passa a ser mais um aplicativo gratuito, que deve facilitar e estimular seu uso. E já está disponível para download gratuito na iTunes App Store. Leia mais clicando aqui.

3) iBooks Author
É claro que não há como inaugurar um novo paradigma no mercado editorial, sem lhes fornecer as ferramentas para a criação do novo conteúdo digital. E esta é a parte que deve interessar não só o mercado editorial, bem como os professores. Trata-se do software que você ainda vai usar, se quiser produzir seu próprio e-book. Com visual semelhante ao Keynotes (software análogo ao Powerpoint da Microsoft), através dele você vai integrar todo o conteúdo multimedia de seu livro, finalizando-o em formato compatível com o iBooks App. O iBooks Author é gratuito e está disponível na Mac App Store (136 mbytes). Sim. Só para Mac! Para saber mais, clique aqui.

4) iTunes 10. 5.3

Impossível lançar tantas novidades sem atualizar a porta de entrada. E o iTunes também foi atualizado. E segundo o Blog MacMagazine, deve chegar aos pouquinhos através da Atualização de Software dos Macs. Mas quem tiver pressa, já pode fazer o download aqui mesmo (102 mbytes).

6 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Beleza Carlos barreto. Eu já te considero doutor em tecnologias digitais. Bela nota!

Carlos Barretto  disse...

Vc nem imagina como me esforcei pra fazer essa simples nota.
Obrigado.

Edyr Augusto Proença disse...

Barreto,
Poderia, depois, com seu habitual brilho, comentar mais detalhadamente esse iBooks Author? Fiquei interessado e tenho certa dificuldade em ler manuais e instruções em geral.
Abs

Carlos Barretto  disse...

Com certeza, Edyr. Vou começar a fuçar. Mas já li alguma coisa sobre o modelo de negócios da iBook Store.
Vc faz o livro, a Apple vende, e fica com 30%!!!
Captou?

Edyr Augusto Proença disse...

Hum.. Uma sócia. De qualquer maneira, se a Apple dispuser toda sua estrutura para vender, podemos pensar a respeito, tendo em vista o que hoje os autores recebem das editoras.
Abs

Carlos Barretto  disse...

É exatamente o que ela fará, Edyr.
E fuçei mínimamente o iBook Author. Me pareceu extremamente simples de usar. Se vc um dia usou o Powerpoint, saberá como fazer seu e-book com o software. Ao final, vc salva o trabalho no formato compatível com o iBooks. Logo em seguida, eis que surge o link com as instruções para fazer o upload para a iTunes Store.
Simples, não?