quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Apple lança versão beta do novo "Messages"

De surpresa, a Apple disponibilizou hoje,  gratuitamente para usuários do OS X Lion, uma versão beta do novo aplicativo para mensagens instantâneas dos MACs. Instalado como um upgrade do atual iChat, o Messages promete ser uma megahiper novidade para usuários de Macs e iGadgets. Vamos então entender exatamente o que está acontecendo a partir de hoje.

Desde o lançamento da última versão do iOS 5.01 fomos apresentados ao um novo serviço de mensagens gratuitas entre iGadgets. A partir daquele momento, usuários de iPhones/iPads e iPods Touch, passaram a trocar mensagens gratuitas através das redes WiFi/3G/Edge, não mais pagando pelos SMSs convencionais (ridiculamente conhecidos como "torpedos"), muito bem tarifados pelas operadoras de telefonia móvel. Para seu pleno funcionamento, basta que o usuário ative o serviço usando uma conta Apple válida.

O novo serviço, então batizado de Messages, ganhou um novo ícone levemente modificado, que pode ser visto ao lado. As mensagens gratuitas enviadas por ele, - chamadas de iMessages - ganham uma nova cor azul, fazendo a diferença entre os torpedos tarifados, que permanecem na cor verde habitual.

Enquanto isso, os Macs permaneciam de fora desta realidade, contando apenas com seu mensageiro instantâneo iChat, dedicado a chats web (que só recentemente, após a Microsoft abrir seu protocolo proprietário, ganhou compatibilidade com o Windows Live Messenger).
Pois muito bem. De agora em diante, esqueçam o iChat. Na verdade, todas suas antigas configurações e contas permanecerão inalteradas. Nem se preocupe. Mas o serviço, agora se chama Messages. E daqui para a frente,  além de  permitir que você envie e receba iMessages para qualquer iGadget, ele estará totalmente integrado ao Facetime.

Ressalte-se que o Facetime, experimentou evolução semelhante. Inicialmente lançado apenas para iGadgets, foi posteriormente liberado para Macs via Mac App Store (sendo gratuito aos usuários do OS X Lion).
Resumo da ópera. De agora em diante, todos estes recursos estão reunidos em um só aplicativo para Macs, que passa a se chamar de Messages. Ou seja: MACsiChat + Messages em iGadgets + Facetime = Messages for Macs.
Sacaram? 
Já posso ouvir os tremores da concorrência. 
E o novo ícone do serviço é mostrado na primeira imagem deste post.
Trata-se ainda de uma versão beta. Mas pelo que pude experimentar agora há pouco, até onde vi, parece plenamente funcional. E segundo a Apple, ele é só uma amostra das novidades que serão lançadas com a nova versão do OS X denominada de Mountain Lion.
Para fazer o download basta clicar aqui. Nem pense duas vezes! Faça isto já!

[Via Blog MacMagazine]

Nenhum comentário: