Imagem: Blog MacMagazine, via iFixit. |
Quem já leu a biografia autorizada de Steve Jobs de Walter Isaacson, pôde confirmar a atitude paranóide determinação de Steve em manter seus produtos meio que imaculados. À ponto de, ao descobrir que "uma certa empresa" estava fazendo a festa prestando assistência técnica em um Macbook, providenciou que todos os parafusos da geração posterior fossem trocados por um modelo muito bizarro. Esperava ele, que pela ausência de uma ferramenta adequada, a violação abertura do portátil fosse evitada.
De fato, tais medidas, aparentemente recheadas de fanatismo, resumem a opção histórica da Apple em vender hardware + software em pacotes fechados. A idéia era vender uma boa "experiência de usuário" completa. FIM.
Pois muito bem. Não duvidaria que a "tal empresa" citada por Jobs na biografia, seja mesmo a iFixit.
Com efeito, se você visitar o website da empresa, vai gargalhar ao ver que há tempos ela vem conseguindo abrir absolutamente tudo o que a empresa de Cupertino produz. Para arrepio de muitos, ainda fatura vendendo kits de ferramentas especializadas em vencer as dificuldades impostas pela Apple. Detalhe: manual incluído.
A sanha da empresa é tamanha, que tiveram o cuidado de enviar um funcionário a Austrália. Desta maneira, aproveitando-se do fuso horário, a "certa empresa" conseguiu botar as mãos no Novo iPad antes do resto do mundo. E em 24 horas, como sempre de forma técnica e elegante, já demoliram expuseram os intestinos do tablet.
Para ver em bom português, vale a pena ver a descrição detalhada da façanha no Blog MacMagazine. Mas se o inglês não for uma dificuldade, é obrigatório visitar o website da iFixit, com direito a foto do equipamento utilizado na delicada operação (que hilariamente inclui uma lata de Red Bull).
3 comentários:
Bom dia Carlos Barreto,
Eu ainda não li mas me divirto com as estratégias da Apple. Ainda estamos na velha e boa concorrência com as clássicas sonegações de informação. Do que você escreve sobre a Apple, vou conhecendo a personalidade desse cara singular e altamente competitivo que era o Steve Jobs. Uau, temos muito o que aprender com ele. Vá nos ensinando.
Querida.
Se você desejar (como dizia minha mãe) "rir as bandeiras desfraldadas", precisa ler a biografia autorizada.
Há trechos que só de pensar, "me mijo" de rir.
Veja só.
Em uma de suas últimas internações hospitalares (aquela em que foi submetido a um transplante de fígado), tentaram instalar em Jobs uma máscara de oxigênio.
Furioso, ele se recusou a usá-la afirmando que era horrorosa e tinha um péssimo "design". O mesmo aconteceu com o sensor do oxímetro de pulso que tentaram colocar em um de seus dedos. Mas este, recebeu a taxativa afirmação: precisa ser simplificado.
Juro que nem sei se gostaria de tê-lo como paciente.
KKkkkkkkk
Carlos Barreto,
Vou tentar ler o biografia autorizada; essa pequena amostra que você nos deu já diz muito sobre este homem genial.
Entendo perfeitamente o "não atendimento médico", rsrsrs.
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