terça-feira, 6 de março de 2012

Íntegra da entrevista de Walter Isaacson na TV Cultura de SP

"Esta é a pior m... que já vi na minha vida" - Steve Jobs à Walter Isaacson, ao ver a primeira capa proposta para sua biografia. Nela, ele aparecia com o logo da maçã ao lado. Simples assim. (Hehehehe. Acho que nem eu aceitaria). Em seguida, furioso, avisou que se não pudesse opinar sobre a capa, não iria mais cooperar. Foi atendido.

Uma informação muito curiosa, que ampara mais uma vez a obsessão que Jobs teve por toda a vida em relação ao design de seus produtos.



Veja o vídeo acima com a íntegra da entrevista de Walter Isaacson ao programa Roda Viva da Tv Cultura de SP. Isaacson é o autor da única biografia autorizada do saudoso CEO da Apple.

9 comentários:

ASF disse...

Entrevista de qualidade questionável, recheada de momentos risíveis.

Não haviam especialistas em nenhum dos biografados por Isaacson formando a banca de entrevistadores. Muitas perguntas bobas e superficiais deixando a impressão de que ninguém havia lido qualquer um dos livros do Isaacson.

Um dos pontos altos foi protagonizado pelo próprio Isaacson, quando trollou a Samsung. Os demais depõem contra qualidade do programa, a "provocação" de que Jobs não merecia crédito "(sic) pela invenção do Twitter e Facebook". Isso mesmo.

E a legenda onde aparece escrito "iPhod 3", referindo-se a próxima geração de iPads.

Muito ruim, amadorística mesmo.

ASF disse...

Bem, pelo menos deu para confirmar (de forma incidental é verdade) que Issacson verdadeiramente não compreendeu o papel de Jobs na criação dos produtos.

Um assunto abordado com precisão cirúrgica pelo John Gruber.

Referência: Walter Isaacson’s ‘Steve Jobs’

ASF disse...

Ah, e claramente o isaacson confirma que existe uma TV da Apple. Isso está gerando inclusive uma certa repercussão internacional.

E nenhum dos entrevistadores estava informado ou preparado o suficiente para explorar o assunto um pouquinho mais.

ASF disse...

Entendam minha crítica refere-se a produção do programa e aos entrevistados. Isaacson como sempre estava ótimo. Pena que sua presença não foi explorada adequadamente.

Carlos Barretto  disse...

Você tem razão, Antonio.
Os entrevistadores, deixaram passar mesmo a informação mais importante "vazada" por Isaacson.
Mas este é o perfil do Roda Viva.
Poderiam contudo, ter convidado um especialista para a entrevista. O resultado é que acabou-se falando muito de jornalismo.

Carlos Barretto  disse...

Falou-se até da "crise européia", que Isaacson até deu a sua opinião. Mas fez a ressalva de que preferia deixar o assunto para os "especilaistas".

Kkkkkk

ASF disse...

A certa altura ainda se deram ao desfrute e trazer para discussão a superada questão "blogs versus imprensa", assim não dá. Acho que o Isaacson não conseguiu disfarçar a surpresa, ainda assim foi elegante e até didático com os entrevistadores.

Os blogs são veículos tão legítimos quanto jornais impressos hoje em dia. Esse povo da imprensa paulistana ainda não sabe disso?

Há jornalismo de qualidade e jornalismo ruim, essa é a única diferenciação real. Os caras nunca ouviram falar em Huffington Post por exemplo? Mas quando precisam de informação especializada e de qualidade ele sabem muito bem chupar o conteúdo dos blogs para publicar nos periódicos onde trabalham.

Classifico essa entrevista foi um fiasco completo. Um tremendo desperdício da oportunidade.

E como tudo que é ruim sempre pode ficar ainda pior, o Conti não satisfeito, ainda se deu ao desfrute de encerrar o programa daquele jeito deselegante com o entrevistado.

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahahah.
Alguns Jornalistas odeiam blogs. Em especial os da velha guarda.
Nos chamam de "opiniáticos". Que é o que de fato somos, sem jamais termos tido a pretensão de sermos "jornalsitas".
Kkkkkkkk

ASF disse...

Depende.

Acontece que existem blogs dos chamado jornalistas profissionais também. O blog é o suporte, o formato, não o conteúdo. Não entender isso só pode ser classificado como burrice ou desonestidade intelectual.

Então jornalismo só pode ser feito no papel? Não pode fazer no rádio, na TV, é isso?

Vão se catar.