quarta-feira, 13 de junho de 2012

Graceland - 25 anos depois

Se alguém me perguntasse qual o top five dos álbuns de todos os tempos para mim, Graceland estaria com certeza nessa lista. Para o deleite dos que, como eu,  viveram esse verdadeiro evento artístico-político internacional, os 25 anos do mais belo trabalho do compositor e cantor norte-americano Paul Simon estão sendo celebrados comme il faut: o músico está em turnê comemorativa pela Europa e acaba de lançar uma edição de luxo do álbum. São dois CDs - Graceland original e outro com raridades - e  ainda o  documentário de Joe Berlinger, Under the African Skies ( trailer acima).
As TVs belgas exibiram o filme na semana passada. Está tudo lá: imagens inéditas da primeira visita de Paul Simon à África do Sul em 1985, as reações contrárias dos que combatiam o vergonhoso apartheid (Simon foi acusado de quebrar o embargo cultural ao regime racista sul-africano), imagens da turnê do disco que durou 5 anos (e que incluía a super cantora Miriam Makeba), além de depoimentos (que vão de Phllip Glass a Quincy Jones). E ainda,  imagens recentes, creio que do ano passado, com o reencontro do norte-americano com os músicos que deram a alma à Graceland,  e o primeiro concerto comemorativo do jubileu de prata do álbum, ainda em Johanesburgo.
Para quem quiser ver outros vídeos e se interessa em descobrir ou redescobrir Graceland, recomendo o site de Paul Simon - uma viagem pela obra de um dos mais criativos músicos da pop music.

Nenhum comentário: