sábado, 3 de janeiro de 2015

Bicho solto

Quatipuru fica na zona do Salgado paraense. Passando Primavera. Eu mesma só soube da existência dessa cidadezinha porque foi de onde saiu meu avô Tomé, atravessando rios e mares até Mirasselvas, onde encontrou minha avó Vinoca, e daí nasceu a primogênita Izabel, minha mãe. A família Santos de Souza seguiu o rumo do sítio por anos a fio, com intervalo maior depois do falecimento daquele doce senhor de olhos verdes. Sempre gostei de ir pra lá, ainda que não tivesse água fria e a luz fosse embora cedo, trazendo com a escuridão a lamparina e as histórias de fantasmas; o ronco alto do vovô e os carapanãs.

Voltei lá neste fim de 2014 e continuo apaixonada por Quatipuru, onde a festa da Marujada celebrou 177 anos de louvor a São Benedito. Muitos primos da mamãe continuam lá e nos recebem com todo afeto e fartura gastronômica. Caranguejo tirado, de fato, começou a mudar de proporções depois da dura do Estado em nome da higiene. Pra dizer a verdade, acho que eu nem me importava, talvez porque pensasse que era tudo boca de família. Piadas a parte, não faltou nadinha e só não voltamos mais carregados porque já não tínhamos como acomodar as gostosuras fresquinhas.

Lá se vive feito os bichos: solto. Chega um, se encosta na casa e fica pra uma tigela de açaí. Ou fica por mais tempo, como o Lucas, que já domina a arte do boi-bumbá e está no seu segundo Luminoso.
Conheci muito do Pará pelas oportunidades que minha profissão me deu, e voltei a várias cidades e reencontrei uma série de pessoas a partir dessas escolhas que fiz. Mas os encontros regados à emoção são impagáveis.

Os cliques são amadores, meus mesmo.










4 comentários:

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Coisa linda esse escrito. Num ritmo brejeiro. Tem a face do lugar.

Camila Sousa de Almeida disse...

Deu saudades até do que não vivi...

Erika Morhy disse...

Roger, meu caro, vindo de você o elogio, fico envaidecida. Um abração e obrigada pela leitura generosa.

Erika Morhy disse...

Camila, prima linda, eu tento aproveitar cada instante. E quando puder ter momentos conosco, vais ter saudade do que viveste também, porque a alegria é certa! Obrigada pela leitura. Um beijo grande e um lindo 2015 pra você.