terça-feira, 5 de setembro de 2006

Perigo à vista

Esta serve para os profissionais e entusiatas do vídeo digital. Alguém sabe o que é um codec de vídeo? Trata-se de um software codificador/decodificador que contém um algoritmo de compactação de vídeo (entre outras informações) que são os responsáveis pela produção e visualização de vídeos digitais. Exemplo disto é o famosíssimo DiVx que revolucionou a visualização de vídeo na internet, produzindo vídeos com boa qualidade sem o enorme tamanho dos formatos originais. O análogo ao DiVx é o mp3 que também revoluciona a área de áudio digital. Neste sentido, os videólogos se interessaram rapidamente pelos codecs entendendo a importância que eles tem para o usuário final. Alguns vivem atrás de outros codecs capazes de superar um recentemente lançado. Disto se aproveitaram alguns espertinhos que disponibilizaram na internet um novíssimo codec de vídeo, que na realidade, trata-se de um programa adware que pode instalar cavalos-de-tróia, rootkits e outros softwares maliciosos.
O IDGNow alerta para isto hoje em uma reportagem que pode ser acessada clicando aqui.
Quem acessar o website da empresa que tenta distribuir o adware e estiver utilizando o Mozilla Firefox com a Barra de Ferramentas do Google, terá seu acesso alertado para o fato imediatamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante notar que estas notícias nunca informam que na esmagadora maioria dos casos somente estão em risco os usuários de uma única plataforma, o Windows.

Usuários de outras plataformas (sim existem outras) não estão acossados por pragas digitais como "vírus", spywares, ou coisa parecida. Nem mesmo são vítimas de pegadinhas de mal gosto como essa.

Se desejarem podem inclusive prescindir do uso de "anti-vírus", "anti-spyware" e todo esse monte de códigos de remendo para o esburacado sistema operacional da Microsoft.