sábado, 27 de outubro de 2007

Iphone no Brasil: cuidado!



Como os leitores do Flanar já devem saber, o Iphone por enquanto é vendido apenas nos EUA e em alguns paíse da Europa, bloqueado para uso com operadoras locais.
Em 2 meses após o lançamento, várias alternativas (por software e por alteração no hardware) surgiram para o desbloqueio do aparelho. Todas bem sucedidas, a princípio. Começaram então a surgir no Brasil os iPhones desbloqueados, vendidos por até 2099 reais - alguns "com nota fiscal", outros só recibo e "garantia" de 3 meses junto ao vendedor - associados a operadoras Tim, Claro e Vivo.
Para constatar este fenômeno, basta dar uma passada no Mercado Livre.
Mas para pânico geral, a Apple em sua última atualização de "firmware", tornou-os inúteis. Os iPhones desboqueados por software ficaram inoperantes e perderam a garantia. Os desbloqueados por hardware (o que exige abrir o aparelho e soldar alguns fios!!!!), parecem até o momento, à salvo da atualização da Apple.
Observando os anúncios contidos no Mercado Livre, constatamos uma importante diferença de preços:
a)aparelhos com um patamar variando entre 1500 e 1800 reais;
b)aparelhos com patamar de até 2099 reais.
Qual a razão para isso? No primeiro caso, certamente o desbloqueio é por software e todos ficarão travados após a atualização da Apple. No segundo, certamente o desbloqueio é por hardware e poderá, a princípio, continuar funcionando após a atualização.
Tudo é absolutamente ilegal, independente do método de desbloqueio. Além do mais, sempre estaremos recomendando o máximo cuidado em compras efetuadas no Mercado Livre.
Portanto, não podemos recomendar sua aquisição a ninguém. Melhor é esperar seu lançamento oficial no Brasil.
Para saber mais sobre o assunto, leia urgente a matéria da revista MAC +.

4 comentários:

ASF disse...

Você tem razão quanto a ilegalidade das alterações no software que implementa o DRM no iPhone (mais especificamente a obrigatoriedade de contratar uma única operadora para poder usar o aparelho). Inclusive no que se refere a legislação brasileira (em relação ao software e a propriedade intelectual, uma das mais arcaicas, inconsistentes e incompletas no mundo).

Mas há um detalhes interessante, a legislação francesa obrigou a Apple a comercializar o iPhone sem estar atrelado a uma operadora, isso é ilegal por lá.

Por esse motivo o equipamento está sendo vendido na França pelo dobro do preço usual. Agora só resta saber se existe alguma restrição legal imposta ao uso do aparelho adquirido na França (desbloqueado) em outros países, e o mais importante, a validade de tal restrição (caso exista).

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Carlos Barretto  disse...

Vc tem razão também quanto ao fato de o Iphone ter sido lançado desbloqueado na França.
Foi na verdade, até o momento, o único país onde isso aconteceu.

Maysa disse...

Quem compra um Iphone no Brasil desbloqueado, deveria saber que nao poder atualizar seu aparelho, pois isso pode encerrar seu uso.

Eu comprei e fui devidamente orientada. Nada de atualizacoes de versao, etc.

Faltou orientacao para aqueles que compraram com atualizacao de software.

Maysa
http://www.maysadecastro.com.br/blog/

Carlos Barretto  disse...

Com certeza, Maysa. Sem orientação, não se deve inclusive adquirir nem um palito.
Mas a pergunta que se faz é a seguinte:
Sabendo que a Apple é historicamente pródiga em atualizações em seus produtos, e que estas atualizações estão sempre longe de serem tão somente "cosméticas" (como são algumas do Windows), para que tanta antecipação para adquirir iPhones "desbloqueados", travados para sempre quanto as atualizações?
Há pessoas que não ligam para isso.
Pessoalmente, não é minha opção. E nem minha recomendação.

Abs e obrigado pela visita.