sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Palacete Bolonha: uma promessa de amor


Palacete Bolonha - Belém - PA (Foto de Alexandre Lima)

Da intranet da UFPA, tomamos a liberdade de ajudar na divulgação deste importante lançamento, que com toda a certeza vai atrair os articulistas e leitores do Flanar.

Instituto Tecnológico lança livro sobre construção histórica de Belém

“Palacete Bolonha: uma promessa de amor” traça um registro histórico da construção do prédio, resgatando a memória do patrimônio cultural da cidade.

No dia 19 de dezembro às 18h30 será lançado o livro “Palacete Bolonha: uma promessa de amor”, no Memorial dos Povos. O projeto é um resgate da memória do patrimônio cultural do estado que levou cerca de 5 anos para ser concluído.
“Palacete Bolonha: uma promessa de amor” foi patrocinado pelo Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará com a autoria de Célio Cláudio de Queiroz Lobato, professor de Arquitetura e Urbanismo desde a década de 70, que falecido este ano, quando ainda concluía sua pesquisa; Euler Santos Arruda, professor de Arquitetura e Urbanismo, ex-diretor do Museu do Estado, participou da obra de reforma do Palacete; e Aurea Helyette Gomes Ramos, arquiteta e urbanista da FUMBEL.
O livro faz um registro histórico da construção. “Levantamos informações no próprio prédio com os familiares, pesquisamos no arquivo público, bibliotecas e nas faculdades de Engenharia do estado”, comentou Aurea.
Para os autores o interesse pelo Palacete Bolonha derivou de sua importância para a Arquitetura Histórica da cidade, revelando traços culturais das construções da época. O prédio é um ícone da cidade, construído no auge da economia da borracha em Belém, período conhecido como Belle Époque.

Nenhum comentário: