segunda-feira, 26 de maio de 2008

Como melhorar seu eePC


Ezyo Lamarca (Imagem: NoMinuto.com)

O post Bom de mala e cuia (leia logo abaixo) versando sobre o ASUS eePC, rendeu boas e frutíferas informações, na forma de uma rápida entrevista com o blogueiro Ezyo Lamarca. Ezyo aos 30 anos, tem um currículo invejável na área de tecnologia. Fundador do Grupo Linux Pai d´Égua, presidente da AUSLA (Associação dos Usuários de Sistemas Livres e Abertos), diretor adjunto da SUCESU-PA (coordenador do Grupo de Inclusão Digital) e um dos principais divulgadores e promotores do Software Livre dentro do Estado do Pará. Tem fôlego para administrar 3 blogs: Cabanagem Digital (tecnologia), HQ Pai d'Égua (onde demonstra suas paixões pelos quadrinhos de boa qualidade) e A Quarta Pessoa (de tom mais intimista), todos hospedados no motor blogspot.

De início, na caixinha de comentários do post, Ezyo manifestou-se positivamente em relação ao eePC, recomendando a instalação da última versão do Ubuntu Linux (8.04), ressaltando uma clara melhoria na funcionalidade do portátil.
Aproveitando sua boa participação neste blog, o poster não perderia a oportunidade de comprovar uma das qualidades que bons usuários de Linux tem em comum. O espírito solidário na construção de um modelo livre, com mútua colaboração entre seus membros, pedra fundamental na obtenção dos ótimos resultados que o mundo Linux vem experimentando nas últimas décadas. Especialmente em direção aos desktops de usuários finais como nós, tendo em vista que o mundo corporativo há muito já sabe das virtudes do software aberto.
Neste sentido, Ezyo cumpriu com naturalidade e generosidade, a sincera questão que lhe foi formulada no post, sobre um possível caminho das pedras para remodelar o eePC, extraindo-lhe um pouco mais de funcionalidade. Só com Linux e sua grande flexibilidade, se consegue esta mágica.
Veja abaixo a resposta dele.
Desde já, nossos sinceros agradecimentos e respeitos ao Ezyo.

Segue o link para o tutorial de instalação do Ubuntu 7.10:
http://www.tecnoclasta.com/2008/02/26/instalando-ubunto-no-eeepc/
Útil devido a dica de como colocar o Ubuntu num pendrive e sobre ativação da câmera no setup e aplicativo para utilizá-la (Cheese).
Abaixo segue outro tutorial, para a instalação do Ubuntu 8.04:
http://siriarah.wordpress.com/2008/05/06/instalando-o-ubuntu-804-no-eee-pc/
O script presente nesse último tutorial é completo, configura tudo: resolução, wi-fi, etc.
Caso queria tentar uma distribuição feita exclusivamente para o eeePC, segue o link:
http://eeeos.interactivelaboratories.com/
Não testei essa distribuição, por isso não posso emitir parecer.
Mas caso queiras, podes continuar com o Xandros customizado pela Asus, passando-o para o português:
http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?pid=132153
Tenho o eeePC desde o começo de janeiro e já utilizei para fazer apresentações utilizando projetor multimídia, navegar na Internet, descarregar fotos via leitor de cartão, etc.
Estou aguardando o 3G chegar à Belém para completar as funcionalidades móveis do eeePC.
Boa sorte com o seu!
Vale muito a pena!

Para ler um pouco mais sobre o que pensa Ezyo, e entender o que o Linux teria a ver com a banda Calypso, leia esta entrevista no sítio NoMinuto.com.

6 comentários:

Unknown disse...

Prezado Flanar,
Agradeço-lhe pela honra de figurar na "ribalta" de um dos mais destacados blogs paraenses.
Esse fato merece uma retribuição, no mínimo, da mesma monta:
http://cabanagemdigital.blogspot.com/2008/05/o-esprito-do-software-livre-na.html
Abraços.

Carlos Barretto  disse...

Valeu, Ézyo.
Apareça sempre por aqui. Nosso blog é bastante eclético, digamos.
Mas estamos sempre abertos a todas as intervenções.
Abs

Unknown disse...

Acredito que a diversidade faz do Flanar um blog altamente relevante na blogosfera paroara.
Entre posts sobre desvios de equipamentos médicos, desventuras com o uso do Windows Vista (R), já faz tempo que o caro Antonio Fonseca (membro e blogueiro conhecido da comunidade de SL) me indicou o blog Flanar.
Continuarei a acompanhar o blog constantemente, como tenho feito.
Abraços.

Carlos Barretto  disse...

Obrigado, Ézyo.
Em nome dos articulistas do Flanar, agradeço suas gentis palavras.

Abs

Anônimo disse...

Flanar, obrigado pela referência ao meu blog Tecnoclasta. Estava para atualizar o artigo para instalar a última versão do Ubunto, mas o pessoal da Canonical já se comprometeu em lançar uma versão oficial preparada para o EeePc no mês de Junho, então estou esperando.
Irei fazer uma análise assim que sair.

Carlos Barretto  disse...

Puxa, Professor.
Mas é uma honra tê-lo por aqui.
Seu blog é de fato uma excelente fonte de informações. E tomei conhecimento dele através do Ézyo, que comenta aí em cima.
Vou aguardar sua análise sobre a versão especial do Ubuntu, para depois seguir então suas recomendações e me divertir um pouco remodelando meu eePC que já está a caminho.
Foi um grande prazer receber sua visita por aqui.
Abs