segunda-feira, 26 de maio de 2008

Como melhorar seu eePC


Ezyo Lamarca (Imagem: NoMinuto.com)

O post Bom de mala e cuia (leia logo abaixo) versando sobre o ASUS eePC, rendeu boas e frutíferas informações, na forma de uma rápida entrevista com o blogueiro Ezyo Lamarca. Ezyo aos 30 anos, tem um currículo invejável na área de tecnologia. Fundador do Grupo Linux Pai d´Égua, presidente da AUSLA (Associação dos Usuários de Sistemas Livres e Abertos), diretor adjunto da SUCESU-PA (coordenador do Grupo de Inclusão Digital) e um dos principais divulgadores e promotores do Software Livre dentro do Estado do Pará. Tem fôlego para administrar 3 blogs: Cabanagem Digital (tecnologia), HQ Pai d'Égua (onde demonstra suas paixões pelos quadrinhos de boa qualidade) e A Quarta Pessoa (de tom mais intimista), todos hospedados no motor blogspot.

De início, na caixinha de comentários do post, Ezyo manifestou-se positivamente em relação ao eePC, recomendando a instalação da última versão do Ubuntu Linux (8.04), ressaltando uma clara melhoria na funcionalidade do portátil.
Aproveitando sua boa participação neste blog, o poster não perderia a oportunidade de comprovar uma das qualidades que bons usuários de Linux tem em comum. O espírito solidário na construção de um modelo livre, com mútua colaboração entre seus membros, pedra fundamental na obtenção dos ótimos resultados que o mundo Linux vem experimentando nas últimas décadas. Especialmente em direção aos desktops de usuários finais como nós, tendo em vista que o mundo corporativo há muito já sabe das virtudes do software aberto.
Neste sentido, Ezyo cumpriu com naturalidade e generosidade, a sincera questão que lhe foi formulada no post, sobre um possível caminho das pedras para remodelar o eePC, extraindo-lhe um pouco mais de funcionalidade. Só com Linux e sua grande flexibilidade, se consegue esta mágica.
Veja abaixo a resposta dele.
Desde já, nossos sinceros agradecimentos e respeitos ao Ezyo.

Segue o link para o tutorial de instalação do Ubuntu 7.10:
http://www.tecnoclasta.com/2008/02/26/instalando-ubunto-no-eeepc/
Útil devido a dica de como colocar o Ubuntu num pendrive e sobre ativação da câmera no setup e aplicativo para utilizá-la (Cheese).
Abaixo segue outro tutorial, para a instalação do Ubuntu 8.04:
http://siriarah.wordpress.com/2008/05/06/instalando-o-ubuntu-804-no-eee-pc/
O script presente nesse último tutorial é completo, configura tudo: resolução, wi-fi, etc.
Caso queria tentar uma distribuição feita exclusivamente para o eeePC, segue o link:
http://eeeos.interactivelaboratories.com/
Não testei essa distribuição, por isso não posso emitir parecer.
Mas caso queiras, podes continuar com o Xandros customizado pela Asus, passando-o para o português:
http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?pid=132153
Tenho o eeePC desde o começo de janeiro e já utilizei para fazer apresentações utilizando projetor multimídia, navegar na Internet, descarregar fotos via leitor de cartão, etc.
Estou aguardando o 3G chegar à Belém para completar as funcionalidades móveis do eeePC.
Boa sorte com o seu!
Vale muito a pena!

Para ler um pouco mais sobre o que pensa Ezyo, e entender o que o Linux teria a ver com a banda Calypso, leia esta entrevista no sítio NoMinuto.com.

6 comentários:

Ézyo Lamarca disse...

Prezado Flanar,
Agradeço-lhe pela honra de figurar na "ribalta" de um dos mais destacados blogs paraenses.
Esse fato merece uma retribuição, no mínimo, da mesma monta:
http://cabanagemdigital.blogspot.com/2008/05/o-esprito-do-software-livre-na.html
Abraços.

Flanar disse...

Valeu, Ézyo.
Apareça sempre por aqui. Nosso blog é bastante eclético, digamos.
Mas estamos sempre abertos a todas as intervenções.
Abs

Ézyo Lamarca disse...

Acredito que a diversidade faz do Flanar um blog altamente relevante na blogosfera paroara.
Entre posts sobre desvios de equipamentos médicos, desventuras com o uso do Windows Vista (R), já faz tempo que o caro Antonio Fonseca (membro e blogueiro conhecido da comunidade de SL) me indicou o blog Flanar.
Continuarei a acompanhar o blog constantemente, como tenho feito.
Abraços.

Flanar disse...

Obrigado, Ézyo.
Em nome dos articulistas do Flanar, agradeço suas gentis palavras.

Abs

Prof Luís Eduardo disse...

Flanar, obrigado pela referência ao meu blog Tecnoclasta. Estava para atualizar o artigo para instalar a última versão do Ubunto, mas o pessoal da Canonical já se comprometeu em lançar uma versão oficial preparada para o EeePc no mês de Junho, então estou esperando.
Irei fazer uma análise assim que sair.

Flanar disse...

Puxa, Professor.
Mas é uma honra tê-lo por aqui.
Seu blog é de fato uma excelente fonte de informações. E tomei conhecimento dele através do Ézyo, que comenta aí em cima.
Vou aguardar sua análise sobre a versão especial do Ubuntu, para depois seguir então suas recomendações e me divertir um pouco remodelando meu eePC que já está a caminho.
Foi um grande prazer receber sua visita por aqui.
Abs