terça-feira, 30 de setembro de 2008

Manuais para a vida moderna



Falando em manual de instruções do iPhone (que não tem um de papel), lembrei-me de como este item indispensável é capaz de provocar reações tão díspares nos consumidores.
Pessoalmente, adoro um manual de instruções. Sou capaz de passar um dia inteiro absorvendo informações que me façam tirar o maior proveito possível do produto que acabo de adquirir.
Mas sei que muitos os odeiam. Mas também, adoram chamar os produtos que adquirem de complicados. Mesmo sem nem ter lido uma linha sequer do manual. E pior. Muitos ainda procuram a ajuda de terceiros (que leram o manual adequadamente), tentando obter plena funcionalidade de seu produto (quase nunca dos mais simples), em alguns minutos de uma conversa informal. Não têm idéia da ansiedade que esta atitude provoca no seu interlocutor.
No meu caso, um certo tédio me acomete. Mas este modelo tenso de relacionamento poderia ser motivo de uma infinidade de postagens.
Meu objetivo agora, é dar duas excelentes sugestões, fornecidas por meu irmão Marcelo, outro devorador obssessivo de manuais. Muito embora frequentemente, tenha lhe faltado algum tempo (rssss...) para consultá-los.
Se você tiver um equipamento para o qual, não consegue de jeito nenhum encontrar o manual, seu problema tem uma boa chance de acabar, visitando os dois sítios abaixo:
Eles afirmam reunir em pdf precisamente 883.542 manuais de 3627 marcas diferentes. Manuais de máquinas fotográficas, GPS, máquinas de lavar louça, celulares, notebooks, televisores, equipamentos de som e muito mais.
A dica está dada. Depois nem venha dizer que não leu o manual por que não o encontrou.

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Eu não direi, Bar. Não leio manuais porque não os leio, mesmo. Tu me retrataste na postagem: detesto manuais e me apresso a repassá-los a minha esposa, que adora lê-los. A diferença é que eu não peço a ela que me explique nada. Deus me livre. Peço apenas que resolva tudo para mim e me entregue o equipamento funcionando, todo configurado, nos trinques. Só aprendo as funcionalidades que efetivamente utilizarei. E também não digo que o aparelho é "complicado", mas freqüentemente me queixo de não serem ergonômicos, crítica que posso fazer mesmo sem conhecer o manual.
Agora estás ainda mais convencido de que sou muito subdesenvolvido, não?

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahahahah!
Vc quase me mata de rir, Yúdice.
Espero que vc não tenha pensado que escrevi este post para vc.
Fala sério!
Mas não gostar de manuais, de forma nenhuma representa que vc seja "subdesenvolvido", Yúdice.
Apenas quer dizer, que vc "não gosta de manuais".
Só isso.
Dê então esta boa sugestão de sítio para a Polyana. Tenho certeza que ela o ajuda com todo o carinho do mundo. E pode precisar de algum manual que eventualmente tenham perdido. Eu mantenho uma pasta só para eles em casa. Mas aí, já é um possível transtorno obssessivo compulsivo (TOC). Ou apenas uma maneira de encontrá-los em caso de problemas.
Rssss...

Abs