segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eleições no Pará: Erros, Acertos, e Omissões - 2

1. Continua a apuração em Ananindeua. A página eletrônica do Diário do Pará está instável, porém mantém a manchete de que Hélder Barbalho, o filho do dono do jornal, vencerá as eleições em Ananindeua no primeiro turno. Na apuração do TSE-PA - demoradíssima - restam menos que 3% das urnas para serem conferidas. Desconheço o universo de votos nessas urnas, mas a diferença entre Barbalho e Pioneiro fica ao redor de 5%, bem menos, muito menos, do que as pesquisas eleitorais auferiram, indicando segundo turno à porta.
2. Belém é um caso sério. Duciomar Costa venceu em todas as zonas eleitorais, inclusive onde antes o PT foi hegemônico, quando administrou a cidade por duas vezes. Segue para o segundo turno, quando disputará com o pemedebista Priante (19%). Depois de séculos alijado da cena eleitoral belemense, o PMDB sacode a poeira...
3. Heloísa Helena foi a vereadora mais votada de Maceió, com 30 mil votos. Essa votação, caso a obtivesse como candidata a prefeitura, permitiria reverter o resultado do prefeito reeleito. Contudo, não transfere votos. O candidato do PSOL a Prefeitura de Maceió teve apenas 1% do sufrágio. No Pará, o partido também teve um desempenho fraquíssimo e não terá representação na Câmara Municipal de Belém (CMB).
4. Porém, um pequenino cresceu nessa eleição. O PPS, na disputa pela Prefeitura de Belém, obteve tantos votos quanto a candidata do DEM, ampliou a bancada na CMB e ainda elegeu prefeitos de cidades importantes: Marituba e Tucuruí. Sem dúvida, no Estado, ao lado do PMDB, o PPS é o grande vencedor dessas eleições, especialmente se considerarmos a tendência de encolhimento que o partido vem experimentando no cenário nacional.
5. A CMB velha de guerra não foi emendada. Seguirá a regra de uma compósição já tradicional; continuará de última.
6. Em termos gerais, o PMDB permanece fortalecido no Estado e deverá garantir ou ampliar sua influência no governo de Ana Júlia Carepa. Se Priante não derrotar Duciomar Costa na Prefeitura de Belém (o mais provável), o cenário eleitoral de 2010 será menos desfavorável para a Democracia Socialista e o PT no Pará.
Por tudo isto tem razão O Liberal em seu plantão de notícias, às 8:00 horas de hoje - Em Belém o céu permanece nublado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Comentário, misturado com torcida, misturado com notícia, misturado com interpretação tendenciosa, misturado com Mãe Dinah... acho que tem mais gente que não tá entendendo!

Itajaí disse...

Um bom sono faz melhorar essa carraspana.

Val-André Mutran  disse...

Uma correção Itajaí. O PPS não elegeu o seu candidato em Marabá. O vereador Maurino Magalhães foi eleito com larga diferença em relação ao 2.o colocado.

Yúdice Andrade disse...

Cuidado, Itajaí: de tanto mandar comentaristas doidinhos tomarem os seus remédios, no meu outro blog, a moda agora é eles me mandarem tomar os meus. Adorei a sugestão, mas penso que daqui a pouco podes virar o "Sr. Carraspana". Esses anônimos são uma piada!

Itajaí disse...

É verdade, Val-André. É o que dá trabalhar sobre textos tão diferentes simultaneamente. Farei a correção devida.
Yúdice, seu crítico a essa altura deve dormir sono solto, obrigado aqui por este blogger. Não tem erro com esses desorientados.