terça-feira, 18 de novembro de 2008

Impressões de uma vitória

Jornalista brasileiro, radicado nos EUA há 16 anos, amigo deste poster, manda via Facebook um relato das emoções vividas com a vitória de Barack Obama

Fiquei pra lá de feliz com o meu novo Presidente Obama. Nem imaginas o alívio que foi vê-lo ganhar, e a emoção que tomou conta deste país. Eu estava na redação do nosso jornal da universidade, junto com os alunos, e passei a noite inteira lá, ajudando-os a preparar a edição de quarta-feira e correndo de um lado pro outro. Me lembrou meus velhos tempos de redação e de centro acadêmico.

Às oito da noite do horario daqui, a CNN "chamou" a eleição pra ele, e foi uma gritaria geral. Todo mundo se abraçava e muitos começaram a chorar. No campus inteiro, os alunos estavam fazendo "election night parties", com música e cerveja, e começaram a ligar em massa para a nossa redação. Foi um momento indescritivel--um daqueles momentos que todos vão lembrar daqui a 30 anos de onde estavam naquela hora.

Minha única preocupação é que as expectativas estão tão altas, e todos os olhos estão virados pra ele, esperando pra ver o que ele vai fazer. Mas a esperança também está super alta, e eu nunca vi tantas pessoas neste país tão esperançosas e acreditando numa mesma causa e no futuro. Depois de 8 anos de desespero e cinismo e falta de esperança e cafajestagem, tudo o que se fala aqui é sobre o futuro e sobre mudança. Nestes 16 anos meus aqui, nunca havia visto tanta gente disposta a trabalhar e mudar o país. Vamos ver no que vai dar, mas por enquanto, ser esperançoso é uma sensação muito melhor do que ser cínico ou negativo, e que quero aproveitar o momento!

Nenhum comentário: