sábado, 13 de dezembro de 2008

13 de Dezembro: 40 Anos de AI-5

Dizem que vivemos numa democracia. Acreditamos também que um dos pressupostos democráticos é o direito e o acesso a informação sobre nós e a vida nacional. Entretanto ainda hoje 8 de 10 brasileiros desconhecem o que é e representou para o país o Ato Institucional número 5, o AI-5, produto da ditadura que governou o Brasil de 1964 a 1984.
Isto me faz lembrar o registro de um filósofo quanto a sermos incapazes de reconhecer o que encontramos, quando não sabemos o que procuramos. Talvez para remediar ou evitar esse risco, recomendo-lhes ir ao palco dos acontecimentos onde foi decidido o AI-5: ouvir a gravação da reunião que acordou a edição desse instrumento de repressão a cidadania e de esmagamento do estado de direito. O link prometido para áudio e o correpondente para download do arquivo não funcionaram no momento em que acessei, mas a transcrição da reunião está lá.

3 comentários:

Carlos Barretto  disse...

O link é ótimo e remete a um fato histórico que deve ser lembrado e nunca repetido.
Ótima sugestão.
Abs

Itajaí disse...

Nunca esquecer.

Anônimo disse...

E ali é possível ver a postura do coronel Jarbas Passarinho, que mandou às favas os escrúpulos para apoiar incondicionalmente os termos do criminoso Ato Institucional. E até hoje ele chama o cruel golpe militar de revolução, além de defender os torturadores. O pior é que encontra espaço na mídia para desepejar seus intuitos fascistas, ainda que posando de democrata.