sábado, 13 de dezembro de 2008

Expiação

Continuo chocado e muito triste com a notícia da morte do Dr. Salvador Nahmias -- um anjo que atravessou na vida de minha família.

Há cinco anos atrás, meu pai dirigindo seu carro na principal avenida em Marabá, desfaleceu, vítima de um infarto do miocárdio as proximidades de uma parada de ônibus.

Um homem que até hoje pediu para não ter o seu nome revelado, testemunhando os acontecimentos. Entrou no carro de papai, afastou-o com todo o cuidado para o banco do passageiro, assumiu a direção e conduziu o carro até o Hospital Climec, no outro lado da cidade.

Após os primeiros socorros, muito bem realizado, resgistre-se, papai com a ajuda da ex-deputada Cristina Mutran, minha prima, foi transferido em UTI aérea e foi atendido pelo Dr. Salvador.

Papai deu entrada no hospital com o coração com o mesmo tamanho do coração de um boi. Com severas necroses. Quase morto...

Recebeu na intervenção cirúrgica 4 pontes de safena e 2 mamárias. Teve surpreendente recuperação.

Hoje é um homem modificado. Controla a diabetes, faz dieta, parou de fumar, faz caminhadas todos os dias, nunca bebeu.

Nas consultas de controle com o Dr. Salvador -- que nome heim!? -- o médico colocava a mão de meu pai embaixo de sua axila (suvaco) para medir-lhe a pressão... Que médico! Que profissional extraordinário. Que figura humana que o povo paraense acaba de perder vítima da barbárie, fora de qualquer arremedo de controle de nossas autoridades.

Liguei hoje cedinho para minha mãe.

Econtrei-a muito triste e resignada sobre a notícia que ela já sabia.

Eis o relato de minha mãe:

- Meu filho. Nosso planeta passa por uma fase de transição. Da expiação ao processo de resgate e purificação. Espíritos que têm altas dívidas morais estão a tomar conta de tudo em busca de modificação. Como são muitos e a expiação não lhes é suficiente em razão do livre arbítrio, a onda de barbaridades é a conseqüência direta de tantos desatinos. A explicação da doutrina espírita é esta. Portanto, hoje não há lugar seguro.

Mamãe levantou uma explicação religiosa para aplacar nossa decepção.

Sou simpatizante da doutrina espírita e as colocações de mamãe, na minha modesta opinião, visto que professo outra religião, são absolutamente plausíveis aos homens e mulheres de fé.

Peço agora licença aos leitores e vou me recolher em orações.

Um abençoado final de semana a todos.

2 comentários:

. disse...

Muitas coisas já foram ditas e escritas sobre a morte do "médico Salvador". Nenhuma me deixou tão reflexiva.

Leiska

Val-André Mutran  disse...

Leika
A doutrina espírita tem razões muito interessantes para explicar-nos esse e outros problemas da Terra.
Abs e obrigado por visitar o Flanar.