sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Obras estruturantes

Ao longo de 2008, escutamos muito falar em "obras estruturantes", que estariam sendo feitas a rodo pela Prefeitura Municipal de Belém. Dentre elas, podem-se citar o "Portal da Amazônia" (parado), o "Pórtico Metrópole" (a passos de cágado, após dois anos de espera), a "Nova Duque" (um alargamento de pistas com novo paisagismo no canteiro central e nova iluminação, tratado como se fosse a construção de Colosso de Rodes e que levou quase tanto tempo para ficar pronto), a "Nova Marquês" (não está parada, não: ontem à tarde, quatro homens plantavam grama às proximidades da Mauriti!) e... O que mais, mesmo? (*)
Pois bem, as tais obras estruturantes estão de volta, desta feita a cargo do governo estadual, que acabou de conseguir financiamento para levá-las a bom termo. É a chance de Ana Júlia começar a governar e ter o que apresentar em 2010, quando pretender a reeleição. Afinal, povo gosta é de obra.
Segundo o jornal O Liberal de hoje, são estes os ganhos que Belém terá nos próximos dois anos:

DUPLICAÇÃO DA PERIMETRAL
Trecho que vai da Universidade Federal do Pará (UFPA) à confluência da João Paulo II com a Doutor Freitas
Custo da obra - R$ 36,5 milhões
Estágio: em processo licitatório
Previsão de término - maio de 2010


ARTHUR BERNARDES
Melhorias viárias, baias de estacionamento para paradas de ônibus, recuperação, recapeamento, operação de finalização do asfalto
Estágio: em processo licitatório


OUTRAS OBRAS DE TRANSPORTE
Terminal urbano da UFPA - será concluído em janeiro próximo
Terminal Hidrovário Metropolitano - em processo licitatório

PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ
Ocupará uma área de 72 hectares na UFPA
O projeto total custa R$ 48 milhões (o BNDES financiará R$ 36 milhões, com contrapartida do governo do Estado de R$ 12 milhões)
Estágio da obra - licitação lançada no dia 28 de novembro
O PCT começa a operar em 2010 e tem garantidos empreendimentos importantes, como laboratório de eficiência energética, de biotecnologia e o maior laboratório de tecnologias do alumínio do mundo, a ser construído pela Vale


ELEVADO NA JÚLIO CÉSAR
Elevado na Júlio César sobre a Pedro Álvares Cabral
Extensão da Senador Lemos até a Pedro Álvares Cabral, na confluência com a Júlio César
Parque arborizado da Júlio César a Senador Lemos e a Pedro Álvares Cabral, com brinquedos, roda-gigante, bancos e outros equipamentos para esporte e lazer
Valor total da obra: R$ 80 milhões
Estágio: o processo licitatório foi encerrado ontem. A empresa vencedora será anunciada nos próximos dias.
Previsão de término - maio de 2010


AVENIDA INDEPENDÊNCIA
Elevado na altura da Júlio César e obras de melhorias até a Augusto Montenegro
Custo da obra - R$ 64,1 milhões
Estágio - a licitação foi encerrada na terça-feira e a empresa vencedora será divulgada nos próximos dias


Como sempre nestes casos, estou pagando para ver. E pagando mesmo, muito caro, através dos impostos que esfarelam minha renda. E como sempre nestes casos, só acredito vendo. Pessoalmente, estou de dedos cruzados pelo Parque de Ciência e Tecnologia.
Aliás, que eu me lembre, no começo do governo eram parques, no plural.

(*) Acréscimo em 14.12.2008:
A coluna do jornalista Guilherme Augusto, do Diário do Pará de hoje, publica que a Prefeitura reagiu a uma nota sobre as obras municipais paradas. A desculpa tipicamente duciomarística é que as paralisações se deveram ao "fechamento do exercício financeiro de 2008, quando o orçamento municipal é encerrado por força de lei".
Tudo bem que o meu curso de Direito Financeiro foi uma m... foi um governo de Duciomar, mas que eu saiba o exercício financeiro se encerra em dezembro e, de modo algum, o orçamento municipal é "encerrado" ainda no mês de outubro, logo após o segundo turno.

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